As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantamos alfaces, couve lombada, brócolos, batatas, tomateiros e pimenteiros. Plantamos também um marmeleiro e uma oliveira.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Tenta-se que aconteça quando está menos calor o que nem sempre é fácil dentro do horário da escola.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Vão sendo retirados à mão.
Colocamos algumas armadilhas (vasos voltados para que os caracóis se abriguem para depois serem retirados e levados para outro local).
Colocamos cinza e cascas de ovo. Não tivemos grande sucesso com as lagartas que nos devoraram por diversas vezes as nossas pequenas plantas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Estas atividades decorreram com muita frequência ao longo de todo o ano letivo e, em alguns momentos, em contexto familiar uma vez que nos encontrámos em vários períodos de ensino @distância. As crianças mostram-se muito curiosas e interessadas, gostam de partilhar os saberes dos seus familiares e de trazer para o jardim de infância sementes e plantas que as suas famílias enviam. Para além de serem situações de aprendizagem para as crianças, estas, vão também transmitindo em casa, situações vivênciadas na escola relativas a hábitos mais amigos do ambiente.
Relacionando o som das letras do alfabeto fomos descobrindo palavras do nosso ambiente da horta e jardim e construímos o Abecedário da Horta.
Escrevemos o nome de insetos e outros animais existentes na nossa horta. Fizemos pesquisa sobre o seu habitat, reprodução e alimentação.
Observamos a sementes relativamente ao seu tamanho, espessura , cor.... Fizemos contagens e relacionamos número e quantidade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Por outro lado o local destinado a esta atividade não é o mais adequado sofrendo muito com o calor ( pouca altura de terra, encostado a um muro que reflete muito o calor e não ajuda na manutenção da frescura necessária. A água do coletor das águas pluviais não chega para manter a horta bem regada, em períodos de grande calor, pelo que não podemos colocar grande quantidade de plantas para não recorrermos à agua da companhia. Seria de se pensar encontrar na comunidade um terreno próximo do centro escolar, onde se pudesse realizar uma horta com melhores condições.
15.1. Link para a página da horta: