saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
35 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
estudo do meio, formação cívica
3.3. N.º de alunos envolvidos:
200
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Pontualmente com a cedência de sementes e/ou plantas para cultivar nos vários canteiros da horta/ turmas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Sendo uma comunidade ainda com alguma expressão agrícola, sente- se que as crianças têm gosto em dar continuidade à atividade da família, na escola, e transmitir conhecimentos e técnicas que aprendem com as mesmas.
Os alunos aprendem a dar valor ao trabalho agrícola e à sua importância para uma vida mais saudável e um planeta mais cuidado.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está organizada em canteiros, que são explorados/ cuidados por diferentes turmas. Nas turmas, a divisão de tarefas é feita de acordo com a dinâmica criada com os docentes.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os trabalhos de cultivo são desenvolvidos pelas várias turmas de acordo com a sua dinâmica, no entanto, não são utilizados quaisquer produtos químicos, quer na preparação do solo, monda ou fertilização (há turmas a utilizar borras de café).
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os restos orgânicos do refeitório e lanches (restos de fruta), com o resultado da limpeza da horta, assim como da área ajardinada do recinto escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas são essencialmente hortícolas - couve, nabiça, alface, alho- francês, tomateiro, batatas, favas, abóbora, pimentos...alguns frutos como os morangos, amoreira e ervas aromáticas - hortelã e hortelã- menta, alecrim, salsa, coentros.... Existem também algumas flores - malmequer, margaridas, girassol, goivos, amores- perfeitos, tulipas e flores campetres... este ano plantaram- se árvores de fruto (pereira, laranjeira, diospireiro, macieira, ameixeira).
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Cada turma, utiliza, quando necessário, a água armazenada e recolhida das chuvas, até esta terminar. De seguida, utilizam água da torneira que existe perto da horta, utilizando um regador.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Cada turma faz a monitorização da sua "horta" regularmente quando executam as restantes tarefas de cuidar das suas culturas (semanalmente).
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Basicamente, trata- se de ervas "daninhas" que são arrancadas pelas crianças e colocadas no combustor. Quanto aos animais menos amigos, foram identificados e a sua influência nociva minimizada.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confeção de sopa, salada e doce de abóbora nas várias salas/ turmas que têm canteiro, principalmente as salas de ensino pré- escolar. São confecionadas com os produtos que vão recolhendo das suas hortas. A preparação é feita com a ajuda das crianças que depois fazem a degustação do resultado em sala de aula.
Atividade 2:
Descrição:
As várias salas/ turmas fazem regularmente aulas na horta, no sentido em que se desloca todo o grupo à horta, não apenas no sentido de cuidar das plantas, mas também de trocar conhecimentos e aprender mais sobre o desenvolvimento das plantas, sobre os animais que habitam a horta e sobre alimentação saudável e proteção da natureza.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Alguns dos produtos retirados dos diversos canteiros da horta, este ano, porque não podemos ter as nossas feiras na escola, foram enviados para as famílias, em vez de "vendidos" à comunidade.
Também o facto de termos estado dois meses em confinamento no inicio da primavera condicionou as culturas, pois as sementeiras de inverno não foram tratadas, não produzindo o que se esperava. Atrasou também as sementeiras de primavera. Quando regressamos à escola, os canteiros necessitavam de cuidados.
15.1. Link para a página da horta: