As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/JI Serpente (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

6

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio e cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

117

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido à situação pandémica, as famílias não podem ter entrada no recinto escolar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Proporciona uma aprendizagem mais direta e apelativa.
Aumenta a responsabilidade dos alunos que sentem a responsabilidade de cumprir no seu mês.
Melhora a auto-estima de cada aluno que sentem que pertencem à comunidade escolar e que a sua participação é importante.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada mensalmente por cada turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda das assistentes operacionais, assistidas pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, batata, feijão.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É da responsabilidade da turma no seu mês.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Com a ajuda das assistentes operacionais. Semanalmente com a ajuda dos alunos da turma destacados no seu mês.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta: como preparar a terra? Como plantar a batata ou outras espécies? Que espécies de plantas autóctones podemos encontrar perto da escola, como se chamam e como são suas folhas?

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: