As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica 2,3 de Capelas (Ponta Delgada)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Através das redes sociais antigos alunos e docentes se mostraram disponíveis para participar nos projetos, quer através de trabalhos efetivos na horta, quer através de doações de plantas e plantios.
Também tivemos a colaboração preciosa de diversas entidades público-privadas, nomeadamente Câmara Municipal de Ponta Delgada (doação de bancos de jardim e transporte de terra e substrato); Juntas de Freguesia (doação de blocos de construção, telha, tintas, madeiras e mão de obra); Serviços Florestais (doação de plantio de abrigos); Serviços Agrários (apoio técnico e doação de plantio diverso); Musami - Operações Municipais do Ambiente (doação de 300 toneladas de substrato); Cooperativa Agrícola (maquinaria e trabalhos no terreno); empresas locais, tais como uma pedreira (doação de pedra e respetivo transporte), lojas de ferragens (doação de tintas) e empresa de construção civil (doação de blocos).
Para além destes, ainda foi imprescindível para o projeto o apoio da Associação de Pais da EBI de Capelas e da Dra. Joana Borges Coutinho, engenheira agrónoma e encarregada de educação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No próximo ano letivo a manutenção da horta e repartição de tarefas ficará a cargo das turmas do pré-profissionalizante e do currículo adaptado, havendo, no entanto, espaço para todos os professores poderem colaborar sempre que tiverem interesse e disponibilidade.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Participou uma turma de 16 alunos e respetiva professora na colheita de produtos e 2 funcionárias na preparação das saladas, permitindo que a comunidade escolar consumisse refeições mais saudáveis com produtos provenientes da horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
O valor da venda destes hortícolas reverte a favor da horta, para a aquisição de produtos e equipamentos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
a existência de uma horta escolar traz benefícios diversos, acima de tudo, para as crianças e jovens, nomeadamente pelo facto de permitir o contacto direto com a natureza, ou seja, um espaço de aprendizagem prática onde todos os seus sentidos são estimulados. Ademais, é inequívoco que este tipo de oferta da escola acaba por, inevitavelmente, contribuir também para uma mudança de mentalidades e de comportamentos, aliadas ao desenvolvimento da educação ambiental, cada vez mais relevante nos dias de hoje.
15.1. Link para a página da horta: