As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 nº 2 da Quinta do Conde (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

Visita à nossa horta
Visita à nossa horta
Semear ervas aromáticas em contexto de sala
Semear ervas aromáticas em contexto de sala
As nossas germinações
As nossas germinações
Preparação do espaço da horta com a participação dos alunos
Preparação do espaço da horta com a participação dos alunos
Seleção e preparação do terreno para semear e plantar
Seleção e preparação do terreno para semear e plantar
O espaço da horta preparado para receber as primeiras sementes ou plantas
O espaço da horta preparado para receber as primeiras sementes ou plantas

horta em março

Mondar e preparar o terreno para as sementeiras/plantações.
Mondar e preparar o terreno para as sementeiras/plantações.
Plantámos na nossa Bio-Horta os seguintes produtos hortícolas: tomate cherry, alface frisada, feijão, couve coração de boi, cebola roxa, curgete, cenouras...
Plantámos na nossa Bio-Horta os seguintes produtos hortícolas: tomate cherry, alface frisada, feijão, couve coração de boi, cebola roxa, curgete, cenouras...
Plantar tomate cherry
Plantar tomate cherry
Plantação de feijão, iniciado no E@D - experiência da germinação do feijão.
Plantação de feijão, iniciado no E@D - experiência da germinação do feijão.
Plantação de uma oliveira, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore
Plantação de uma oliveira, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore
Manutenção das nossas sementeiras/plantações - rega.
Manutenção das nossas sementeiras/plantações - rega.

horta em maio

A nossa Bio-Horta em maio
A nossa Bio-Horta em maio
A Manutenção da horta (rega)
A Manutenção da horta (rega)
A recolha dos nossos produtos hortícolas - feijões
A recolha dos nossos produtos hortícolas - feijões
A recolha dos nossos produtos hortícolas - alfaces
A recolha dos nossos produtos hortícolas - alfaces
A nossa ameixeira já deu frutos
A nossa ameixeira já deu frutos
O nosso mercadito - a venda dos primeiros produtos hortícolas
O nosso mercadito - a venda dos primeiros produtos hortícolas

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

130 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Áreas de conteúdo da educação Pré-Escolar (Áreas: Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo) e áreas disciplinares do 1º Ciclo do Ensino Básico.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

137

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido à atual situação pandémica, as famílias participaram de forma dinâmica nas sementeiras, enviando para escola diversas espécies de plantas e sementes para semear/plantar na Bio-Horta. Algumas das sementeiras foram realizadas em contexto familiar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto da horta e na comunidade foi muito positivo e valorizado por todos, através do trabalho colaborativo existente entre os participantes. A envolvência e o interesse das crianças foi visível quando mexiam na terra, cuidavam da sua manutenção (mondas periódicas e rega) e em trazer as sementeiras iniciadas em contexto familiar e em querer levar para casa os produtos por eles semeados ou plantados. Também se verificou o interesse por parte das famílias em adquirirem os produtos produzidos na mesma. Foi muito importante observar-se a crescente autonomia e a co-responsabilização nas tarefas atribuídas aos alunos na operacionalização desta dinâmica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A primeira limpeza do espaço da horta foi realizada pela junta de freguesia da Quinta do Conde com a colaboração dos alunos em retirar as ervas daninhas e pequeno lixo. Semanalmente cada turma envolvida no projeto fica responsável por tratar do seu talhão, bem como regar os restantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do espaço foi realizada pela junta de freguesia da Quinta do Conde com a colaboração dos alunos e restante equipa educativa em retirar as ervas daninhas e pequeno lixo. Relativamente à fertilização privilegiámos a cultura biológica em detrimento da aplicação de fitofarmacêuticos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas daninhas resultantes das mondas realizadas na manutenção da horta e cascas de fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas semeadas/plantadas são: alface de folha lisa, tomate, courgette, couve galega, brócolos; feijão verde, cebolinho, alho, abóbora, cenouras e ervas aromáticas e duas árvores, uma oliveira e um abacateiro.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da água é realizada com a recolha da água das chuvas e com uma mangueira ligada à rede de abastecimento de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, e sempre que se verifique. No presente ano letivo, as formigas foram controladas com as borras do café consumido na sala dos professores.
O charco com vida existente na Bio-Horta também é facilitador no controlo de outras pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foram as formigas que foram combatidas com borras de café.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

No charco com vida habitam peixes da família da Gambúsia.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Observação da biodiversidade no charco e pesquisa da diferença entre: lago/charco.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A feira na escola foi realizado em fins de maio com os produtos hortícolas produzidos na horta por todas as 6 turmas envolvidas no projeto . O impacto na comunidade foi positivo pelo interesse demostrado por parte das famílias e dos alunos em adquirir os produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Cada turma planificou consoante horário pré-definido, uma aula na horta abordando de forma transversal os conteúdos inerentes ao seu ano de escolaridade, entre elas, a plantação de uma árvore oferecida por uma família (procedimentos e partes constituintes da planta (árvore).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Observação da Biodiversidade existente no charco.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O embelezamento do espaço circundante da horta (gradeamento); a colocação de 3 espantalhos construídos pelos alunos e assistentes com a reutilização criativa de material; a colocação de caixas de ninhos para os pássaros com a colaboração das famílias; o Bilhete de Identidade das árvores existentes; a identificação dos produtos hortícolas; a colocação de um hotel de insetos construído pelos alunos do 2º Ciclo e a plantação de flores de espécies variadas nos canteiros à volta das árvores. Destaca-se ainda, o charco existente com fauna e flora.

15.1. Link para a página da horta:

https://pt-pt.facebook.com/EB1-n%C2%BA-2-da-Quinta-do-Conde-291636251038550/