saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há mais de 5 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
130 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Áreas de conteúdo da educação Pré-Escolar (Áreas: Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo) e áreas disciplinares do 1º Ciclo do Ensino Básico.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
137
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
8
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Devido à atual situação pandémica, as famílias participaram de forma dinâmica nas sementeiras, enviando para escola diversas espécies de plantas e sementes para semear/plantar na Bio-Horta. Algumas das sementeiras foram realizadas em contexto familiar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O impacto da horta e na comunidade foi muito positivo e valorizado por todos, através do trabalho colaborativo existente entre os participantes. A envolvência e o interesse das crianças foi visível quando mexiam na terra, cuidavam da sua manutenção (mondas periódicas e rega) e em trazer as sementeiras iniciadas em contexto familiar e em querer levar para casa os produtos por eles semeados ou plantados. Também se verificou o interesse por parte das famílias em adquirirem os produtos produzidos na mesma. Foi muito importante observar-se a crescente autonomia e a co-responsabilização nas tarefas atribuídas aos alunos na operacionalização desta dinâmica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A primeira limpeza do espaço da horta foi realizada pela junta de freguesia da Quinta do Conde com a colaboração dos alunos em retirar as ervas daninhas e pequeno lixo. Semanalmente cada turma envolvida no projeto fica responsável por tratar do seu talhão, bem como regar os restantes.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do espaço foi realizada pela junta de freguesia da Quinta do Conde com a colaboração dos alunos e restante equipa educativa em retirar as ervas daninhas e pequeno lixo. Relativamente à fertilização privilegiámos a cultura biológica em detrimento da aplicação de fitofarmacêuticos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com as ervas daninhas resultantes das mondas realizadas na manutenção da horta e cascas de fruta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas semeadas/plantadas são: alface de folha lisa, tomate, courgette, couve galega, brócolos; feijão verde, cebolinho, alho, abóbora, cenouras e ervas aromáticas e duas árvores, uma oliveira e um abacateiro.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da água é realizada com a recolha da água das chuvas e com uma mangueira ligada à rede de abastecimento de água.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, e sempre que se verifique. No presente ano letivo, as formigas foram controladas com as borras do café consumido na sala dos professores.
O charco com vida existente na Bio-Horta também é facilitador no controlo de outras pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram as formigas que foram combatidas com borras de café.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
No charco com vida habitam peixes da família da Gambúsia.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Observação da biodiversidade no charco e pesquisa da diferença entre: lago/charco.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A feira na escola foi realizado em fins de maio com os produtos hortícolas produzidos na horta por todas as 6 turmas envolvidas no projeto . O impacto na comunidade foi positivo pelo interesse demostrado por parte das famílias e dos alunos em adquirir os produtos.
Atividade 2:
Descrição:
Cada turma planificou consoante horário pré-definido, uma aula na horta abordando de forma transversal os conteúdos inerentes ao seu ano de escolaridade, entre elas, a plantação de uma árvore oferecida por uma família (procedimentos e partes constituintes da planta (árvore).
Atividade 3:
Descrição:
Observação da Biodiversidade existente no charco.
15. Outros aspetos de realce da horta:
O embelezamento do espaço circundante da horta (gradeamento); a colocação de 3 espantalhos construídos pelos alunos e assistentes com a reutilização criativa de material; a colocação de caixas de ninhos para os pássaros com a colaboração das famílias; o Bilhete de Identidade das árvores existentes; a identificação dos produtos hortícolas; a colocação de um hotel de insetos construído pelos alunos do 2º Ciclo e a plantação de flores de espécies variadas nos canteiros à volta das árvores. Destaca-se ainda, o charco existente com fauna e flora.
15.1. Link para a página da horta:
https://pt-pt.facebook.com/EB1-n%C2%BA-2-da-Quinta-do-Conde-291636251038550/