As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

Preparação da terra
Preparação da terra
Plantação de algumas culturas
Plantação de algumas culturas
Manutenção das culturas
Manutenção das culturas
Trabalho no interior da estufa
Trabalho no interior da estufa

horta em março

Sementeira on-line
Sementeira on-line
Sementeiras on-line
Sementeiras on-line
Etiquetar as sementeiras
Etiquetar as sementeiras
Em casa fizemos ferramentas para usar na horta
Em casa fizemos ferramentas para usar na horta
Em casa construimos vasos para as nossas plantações
Em casa construimos vasos para as nossas plantações
Em casa retratamos o cultivo do milho
Em casa retratamos o cultivo do milho

horta em maio

Com a chegada à escola, vamos abrir caminhos.
Com a chegada à escola, vamos abrir caminhos.
Arrancar as ervas daninhas
Arrancar as ervas daninhas
Plantar cebolo
Plantar cebolo
Já temos rabanetes
Já temos rabanetes
Como o milho cresceu!
Como o milho cresceu!
Não podemos esquecer a compostagem!
Não podemos esquecer a compostagem!

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo transato 2019/2020

2. Área aproximada da horta (m²):

230m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual, Educação Tecnológica, Complemento de Educação Artística, Ciências Naturais, Matemática, Inglês, Hortas e Jardins e Educação Inclusiva.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Até ao momento participaram em dois momentos, na construção dos canteiros elevados e na finalização da plantação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Trabalho de equipa e colaborativo.
- Compreensão do meio envolvente.
- Responsabilidade nas tarefas.
- Colaboração de parceiros: Câmara Municipal (com oferta de plantas aromáticas), Junta de Freguesia (preparação inicial do terreno) e Ambisousa (disponibilizou dois compostores).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta até á data foi realizada pelo grupo turma 6ºE, integrada no projeto de oferta de escola "Hortas e Jardins". A partir de agora não será possível devido à suspensão das atividades letivas, causada pela pandemia do COVID - 19.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza inicial foi feita pelos funcionários da Junta de Freguesia de Paredes. Para a fertilização, foi usado composto orgânico uma vez que ainda não tínhamos compostagem. Esta tarefa foi sendo aplicada ao longo das sementeiras e plantações por alunos e professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos da cantina (cascas de frutos e legumes assim como as folhas velhas das hortícolas), paus e folhas secas que existem no terreno, frutos que caem das árvores já existentes, guardanapos, borra de café e saquetas de chá.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, ervilhas, favas, tomates, feijões, rabanetes, pimentos, couves, morangos, espinafres, agrião, alho francês, alface, cebolas e cebolinho.
Temos ainda limoeiros, nespereiras e um medronheiro.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi instalado um ponto de água da rede pública no local da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se aplica

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A aula de oferta de escola "Hortas e Jardins", é realizada sempre que possível naquele espaço. Algumas da atividades com os alunos da educação especial da UEAM, também são realizadas na horta/estufa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta está projetada para ter outras valências. Integração de um espaço de sala de aulas, um charco/lago, um hotel de insetos, entre outros.
Vai haver decoração do espaço envolvente (muros), como também da própria horta, com a inclusão de pinturas, elementos decorativos, placas de identificação, etc.

15.1. Link para a página da horta: