saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Anualmente é feita uma horta em vasos. Este ano foi feita em caixas cedidas por um pai.
2. Área aproximada da horta (m²):
É uma horta em caixas, pois a escola não dispõe de terreno, só de um terraço.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
_____________
3.3. N.º de alunos envolvidos:
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias este ano participam com produtos: caixas, composto, plantas, sementes... ensinando a plantar e cuidar da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Esta horta demonstra que é possível para uma família cultivar num pequeno terraço as hortícolas que consome e mesmo algum tipo de fruta.
Assim há crianças cujas famílias começaram a plantar algumas espécies em vasos: alfaces / tomateiros / morangueiros.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta é cuidada diáriamente pelas crianças Responsáveis do dia, com o apoio de uma auxiliar.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação das caixas limita-se a serem cheias de composto.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, tomateiro, feijão verde, pimenteiro, pepineiro, curgete, melancia, girassóis.
Consociações:
Pepineiro e pimenteiro.
Girassóis e curgetes.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com água recolhida da chuva quando possível.
A rega é feita em dias em que não choveu e a terra das caixas se apresenta seca.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
1- Realização de vídeos pelos pais. 2- Confeção de pratos com produto da horta. 3- Visitas aos campos agrícolas
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
1- Vídeo -Como fazer uma horta em vasos - Realizou-se uma vez com 2 pais envolvidos na elaboração do vídeo e com 25 famílias envolvidas nesta atividade. assim foi feita a aprendizagem por todos de como fazer uma horta numa varanda ou terraço, utilizando só vasos ou caixas, e como fazer depois a sua manutenção. Foram oferecidas alfaces para cada família iniciar a sua pequena horta em vasos. As crianças fizeram a horta no JI.
Atividade 2:
Descrição:
2- Realizou-se uma vez com as alfaces, pois a horta ainda está agora a iniciar a sua produção ao nível da colheita. 25 famílias envolvidas. Com produtos saudáveis confecionam uma refeição e partilham a receita no nosso Grupo: O Lobo Leitor e Companhia. As crianças cooperam em casa na confeção dos pratos... e depois consomem!
Atividade 3:
Descrição:
3- Foram feitas 3 saídas com o objetivo de observar os campos agrícolas e a suas diferenças nas várias épocas do ano. Estiveram 25 crianças envolvidas para observação das hortas e de árvores de fruto nos campos agrícolas de modo a percecionarem a evolução cíclica da natureza e da agricultura.
15. Outros aspetos de realce da horta:
É uma pequena horta criada sem recurso a espaço com terra, pois é inexistente no JI. Recorremos a caixas, tornando-a assim possível e demonstrando que há sempre possibilidade de cultivar uma pequena horta numa varanda ou terraço.
15.1. Link para a página da horta:
O Lobo Leitor e Companhia - https://www.facebook.com/groups/JISC2020