As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

Horta em caixas: preparação das caixas para proceder à plantação
Horta em caixas: preparação das caixas para proceder à plantação
Horta em caixas: preparação das caixas para proceder à plantação
Horta em caixas: preparação das caixas para proceder à plantação
Plantação de couves em caixas.
Plantação de couves em caixas.
Plantação de alfaces em caixas
Plantação de alfaces em caixas
Marcação com o nome das espécies plantadas.
Marcação com o nome das espécies plantadas.
Cuidados diários com a horta: rega.
Cuidados diários com a horta: rega.

horta em maio

Aspeto geral de parte da horta em caixas.
Aspeto geral de parte da horta em caixas.
Colheita das alfaces.
Colheita das alfaces.
A manutenção da horta: rega
A manutenção da horta: rega
Alfaces colhidas na horta para consumo ao jantar, em cas em família.
Alfaces colhidas na horta para consumo ao jantar, em cas em família.
Verificação do início da produção de feijão verde.
Verificação do início da produção de feijão verde.
Verificação dos frutos nos pepineiros.
Verificação dos frutos nos pepineiros.

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Anualmente é feita uma horta em vasos. Este ano foi feita em caixas cedidas por um pai.

2. Área aproximada da horta (m²):

É uma horta em caixas, pois a escola não dispõe de terreno, só de um terraço.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

_____________

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias este ano participam com produtos: caixas, composto, plantas, sementes... ensinando a plantar e cuidar da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Esta horta demonstra que é possível para uma família cultivar num pequeno terraço as hortícolas que consome e mesmo algum tipo de fruta.
Assim há crianças cujas famílias começaram a plantar algumas espécies em vasos: alfaces / tomateiros / morangueiros.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada diáriamente pelas crianças Responsáveis do dia, com o apoio de uma auxiliar.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação das caixas limita-se a serem cheias de composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomateiro, feijão verde, pimenteiro, pepineiro, curgete, melancia, girassóis.
Consociações:
Pepineiro e pimenteiro.
Girassóis e curgetes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com água recolhida da chuva quando possível.
A rega é feita em dias em que não choveu e a terra das caixas se apresenta seca.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

1- Realização de vídeos pelos pais. 2- Confeção de pratos com produto da horta. 3- Visitas aos campos agrícolas

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

1- Vídeo -Como fazer uma horta em vasos - Realizou-se uma vez com 2 pais envolvidos na elaboração do vídeo e com 25 famílias envolvidas nesta atividade. assim foi feita a aprendizagem por todos de como fazer uma horta numa varanda ou terraço, utilizando só vasos ou caixas, e como fazer depois a sua manutenção. Foram oferecidas alfaces para cada família iniciar a sua pequena horta em vasos. As crianças fizeram a horta no JI.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

2- Realizou-se uma vez com as alfaces, pois a horta ainda está agora a iniciar a sua produção ao nível da colheita. 25 famílias envolvidas. Com produtos saudáveis confecionam uma refeição e partilham a receita no nosso Grupo: O Lobo Leitor e Companhia. As crianças cooperam em casa na confeção dos pratos... e depois consomem!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

3- Foram feitas 3 saídas com o objetivo de observar os campos agrícolas e a suas diferenças nas várias épocas do ano. Estiveram 25 crianças envolvidas para observação das hortas e de árvores de fruto nos campos agrícolas de modo a percecionarem a evolução cíclica da natureza e da agricultura.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É uma pequena horta criada sem recurso a espaço com terra, pois é inexistente no JI. Recorremos a caixas, tornando-a assim possível e demonstrando que há sempre possibilidade de cultivar uma pequena horta numa varanda ou terraço.

15.1. Link para a página da horta:

O Lobo Leitor e Companhia - https://www.facebook.com/groups/JISC2020