As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Anualmente é feita uma horta em vasos. Este ano foi feita em caixas cedidas por um pai.

2. Área aproximada da horta (m²):

É uma horta em caixas, pois a escola não dispõe de terreno, só de um terraço.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

_____________

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias este ano participam com produtos: caixas, composto, plantas, sementes... ensinando a plantar e cuidar da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Esta horta demonstra que é possível para uma família cultivar num pequeno terraço as hortícolas que consome e mesmo algum tipo de fruta.
Assim há crianças cujas famílias começaram a plantar algumas espécies em vasos: alfaces / tomateiros / morangueiros.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada diáriamente pelas crianças Responsáveis do dia, com o apoio de uma auxiliar.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação das caixas limita-se a serem cheias de composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomateiro, feijão verde, pimenteiro, pepineiro, curgete, melancia, girassóis.
Consociações:
Pepineiro e pimenteiro.
Girassóis e curgetes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com água recolhida da chuva quando possível.
A rega é feita em dias em que não choveu e a terra das caixas se apresenta seca.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

1- Realização de vídeos pelos pais. 2- Confeção de pratos com produto da horta. 3- Visitas aos campos agrícolas

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

1- Vídeo -Como fazer uma horta em vasos - Realizou-se uma vez com 2 pais envolvidos na elaboração do vídeo e com 25 famílias envolvidas nesta atividade. assim foi feita a aprendizagem por todos de como fazer uma horta numa varanda ou terraço, utilizando só vasos ou caixas, e como fazer depois a sua manutenção. Foram oferecidas alfaces para cada família iniciar a sua pequena horta em vasos. As crianças fizeram a horta no JI.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

2- Realizou-se uma vez com as alfaces, pois a horta ainda está agora a iniciar a sua produção ao nível da colheita. 25 famílias envolvidas. Com produtos saudáveis confecionam uma refeição e partilham a receita no nosso Grupo: O Lobo Leitor e Companhia. As crianças cooperam em casa na confeção dos pratos... e depois consomem!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

3- Foram feitas 3 saídas com o objetivo de observar os campos agrícolas e a suas diferenças nas várias épocas do ano. Estiveram 25 crianças envolvidas para observação das hortas e de árvores de fruto nos campos agrícolas de modo a percecionarem a evolução cíclica da natureza e da agricultura.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É uma pequena horta criada sem recurso a espaço com terra, pois é inexistente no JI. Recorremos a caixas, tornando-a assim possível e demonstrando que há sempre possibilidade de cultivar uma pequena horta numa varanda ou terraço.

15.1. Link para a página da horta:

O Lobo Leitor e Companhia - https://www.facebook.com/groups/JISC2020