As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária de Sacavém (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Ciências Naturais e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promoção de hábitos de vida saudável, desenvolvimento da interdisciplinaridade e integração de saberes, possibilidade do contacto com a natureza, desenvolvimento da observação e investigação do processo evolutivo das sementes e das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Formação de grupos de trabalho rotativo, tarefas adequadas ao estado fenológico da planta, sementeira/ plantação tendo em conta o ciclo das plantas

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza, sementeira e manutenção ( eliminação de infestantes) e fertilização

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de plantas e restos de cascas e batata , alface e vegetais

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas e ervas aromáticas. Este ano devido à situação pandemica não nos foi possível plantar mais produtos hortícola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Explicação das diferentes espécies implementadas, bem como os seus benefícios para a alimentação / saúde.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoescolas.abae.pt/plataforma/index.php?p=schoolpage&id=40