As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Entre os benefícios alcançados com o projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas, destacamos o facto de nos ter levado a reaproveitar os resíduos orgânicos da nossa cantina para a produção de fertilizante através da compostagem, evitando assim desperdícios alimentares, a produção de legumes (cenouras, cebolas, nabos, etc), frutas (morangos e abacaxi) e verduras (alfaces, espinafres, etc.) que são utilizados na nossa cantina escolar. A construção da horta promoveu ainda a autonomia e responsabilidade dos nossos alunos e incutiu neles o respeito pelo meio ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces; Couves, Pimentos, Pepinos, Tomates, Couve Coração, Brócolos
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Utilizando as alfaces produzidas conseguimos, por duas vezes, ter salada biológica, valorizando o trabalho e esforço dos alunos, bem como a nossa horta escolar.
Os alunos conseguiram observar a evolução das alfaces, deste o momento em que as semearam, até que as colheram, e puderam provar e dar a provar as mesmas.
Nesses dias as alfaces, e respetiva salada, tiveram um sabor ainda mais especial, pois foram “nossas”.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Utilizando, as couves que foram plantadas pelos alunos, conseguimos, adicionar à nossa sopa um sabor especial e biológico, valorizando o trabalho e esforço dos alunos, bem como a nossa horta escolar.
Esta situação foi bastante importante, uma vez que, a comunidade escolar conseguiu observar e acompanhar os trabalhos executados e crescimento das couves. Para além disso, conseguiu ver o resultado final, usufruindo das mesmas, na confeção de deliciosos pratos.
Nesses dias, os pratos tiveram um sabor ainda mais especial, pois foram utilizadas as “nossas” couves e legumes, que foram tão bem tratados pelos alunos do 3.º e 4.º ano.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta contribui para o consumo dos alunos, mas também foi responsável por uma mudança nos seus hábitos alimentares, uma vez que todos quiseram provar os legumes à medida que estes foram nascendo e amadurecendo.
15.1. Link para a página da horta: