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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe desde 2019, durante o Verão não foi possível manter e foi retomada em setembro de 2020.
2. Área aproximada da horta (m²):
16 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
26
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os EE contribuem semanalmente com café e ovos para fertilizar o solo e afastar as pragas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta foi benéfica para os alunos uma vez que permitiu o desenvolvimento de diversas atividades ao ar livre, em segurança, no âmbito das ciências naturais e de cidadania e desenvolvimento. Permitiu consciencializar os alunos para a importância da produção do próprio alimento, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é exclusivamente da responsabilidade dos alunos e da professora envolvida. Durante as aulas de cidadania e desenvolvimento, sempre que as condições meteorológicas permitiram, os alunos prepararam o solo, plantaram, regaram, colheram as ervas espontâneas e controlaram os animais prejudiciais para a horta.
Durante o confinamento a horta ficou “abandonada”, tendo sido retomada a sua manutenção em março.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente procedeu-se à limpeza das plantas espontâneas, arejamento do solo e fertilização com estrume de cavalo. Após a plantação, tem sido feita a limpeza de forma manual e o arejamento do solo com sachos e mesmo paus.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cultura de inverno: couves variadas, alfaces, cenouras, beterrabas
Cultura de primavera: alfaces, cenouras, beterrabas, courgete, pepino, tomates variados, pimento, manjericão, salsa, hortelã, cavalinha
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos regam a horta semanalmente, mediante as condições atmosféricas. A Direção da escola disponibilizou uma verba e foi agora instalado um sistema de rega automático para poder manter a horta nos meses de férias letivas, nomeadamente julho e agosto.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, sempre que os alunos vão à horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis, nas couves de inverno. Foram utilizadas cascas de ovos e café colocado superficialmente à volta destas culturas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta: a hora foi utilizada para aulas de CN das turmas de 5º ano e de 8º ano de Geografia. Na totalidade foi “palco” de aulas 6 vezes.
Nota - não foram tiradas fotografias.
Atividade 2:
Descrição:
Feira na escola: está agendada para dia 28 de junho.
Atividade 3:
Descrição:
Sopas e pratos: durante o confinamento os alimentos produzidos foram oferecidos às irmãs dominicanas que delas se alimentaram.
Nota: Não foram tiradas fotos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Foi instalado um sistema provisório de rega automática para auxiliar na rega no período de verão, e férias escolares.
15.1. Link para a página da horta: