As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (ex-Escola EB 2,3 e Sec. do Carmo) (Câmara de Lobos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos deslocam-se à horta para realizarem plantações e colheita de produtos.
Uma turma de 9.º ano, no âmbito de um DAC, tem como função deslocar-se à horta, uma vez por mês, para realizar as tarefas necessárias.
7. Como é feita a preparação do solo?
Existem algumas plantas que já vem dos anos anteriores. (aloé vera; muitas aromáticas).
Espontaneamente aparece rúcula (que provêm da disseminação), outras são introduzidas de acordo com as reservas de sementes ou estacas disponibilizadas pelos professores responsáveis pela manutenção e pelo jardineiro da escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais recolhidos são encaminhados para duas caixas de compostagem, organizadas pelo jardineiro da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A aprendizagem das consociações foi apenas feita para as cebolas e as alfaces.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram realizados 16 mercadinhos com os produtos colhidos na horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Na cantina são usados vários produtos da horta para a confeção de sopas, nomeadamente, o alho francês, acelgas, espinafres, couve todos-os-dias, etc. Para a confeção de outros pratos, foi usado, alfaces, couve roxa, couve de repolho, papaia-mamão, alecrim, salsa, beterraba, etc.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
A horta também é um local de ensino e este ano foi visitada por várias turmas para discutir temas como biodiversidade e agricultura biológica.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: