saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início do ano letivo 2019-20
2. Área aproximada da horta (m²):
15 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Todas as disciplinas curriculares - 1.º ciclo
3.3. N.º de alunos envolvidos:
88
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Esporadicamente oferecem sementes e rebentos para serem cultivados na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos aprendem a tratar da horta, retirando ervas, regando, incutindo a responsabilidade e incentivando à cultura biológica e a uma alimentação saudável, promovendo também o contacto com a natureza. Estimula também um trabalho em equipa articulando as tarefas entre turmas, respeitando opiniões e o trabalho dos outros.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe uma grelha com o escalonamento dos alunos (das 4 turmas) para, em grupos, fazerem diariamente (de manhã, antes da entrada nas aulas) a rega e a retirada de ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita pelos alunos, diariamente. Após o confinamento (fecho das escolas) foi preciso uma limpeza maior da qual a Junta de Freguesia se responsabilizou.
A fertilização foi feita pela engenheira da Câmara Municipal, responsável pelo projeto "hortas pedagógicas" com a colaboração dos alunos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangos, alfaces, rabanetes, nabos, couve roxa, acelgas, favas, ervilhas, couve portuguesa, couve coração, melão, melancia, curgetes, couve flor,...
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando não chove, a rega é feita diariamente de manhã (antes da entrada dos alunos nas aulas), aproveitando, sempre que possível, a água acumulada das chuvas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Em articulação com a educadora social, e envolvendo mais os alunos abrangidos pela sua intervenção, foram apanhados produtos da horta e confecionadas entradas saudáveis para todos os alunos e professores. Estes alunos fizeram uma explicação, aos restantes alunos da escola, de como confecionaram estes alimentos.
Atividade 2:
Descrição:
Foi lecionada uma aula na horta, sobre os diferentes produtos cultivados: aspeto, grupo (leguminosas,...). Após esta aula foi feita a apanha de favas, que os alunos também descascaram e ajudaram a confecionar (cozer). Foi feita uma degustação, como acompanhamento do almoço, por todos os alunos da escola, pois muitos nunca tinham provado este alimento.
Atividade 3:
Descrição:
Foi realizada uma aula sobre a importância das minhocas para o solo na agricultura. Observação destes seres e de outros presentes no solo da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: