As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Em Março iniciam-se as hortas por ser a época de sementeiras e plantações ideal e
dado que o local é frio, será neste mês mais benéfica a sua instalação.
2.3.1 Delimitação dos 2 talhões (corda ou fio de prumo, paus pequenos afiados,
martelo)- Caso a EPB não possua estes materiais, pf indiquem-nos para
emprestarmos;
2.3.2 Retirada da graminha na área delimitada (tarefa mais penosa e que a Quinta
Pedagógica poderá ajudar com meios próprios);
2.3.3 Preparação do terreno e mobilização com motocultivadora da Quinta
Pedagógica;
2.3.4 Correção mineral e orgânica do terreno (Com o apoio da Quinta Pedagógica)
2.3.5 Nova delimitação dos canteiros dentro dos 2 talhões (realizada pelos alunos
apenas com orientação técnica);
2.3.6 Otimização do ponto de água (EPB), distribuição da tarefa da rega entre
alunos;
2.3.7 Sementeiras e plantações de culturas de primavera – verão (algumas
indicadas no desafio lançado aos alunos em jan./fev.);
2.3.8 Distribuição das tarefas entre alunos, como controle de ervas, sachas
manuais, mulching;
2.3.9 Identificação de materiais, quantidades, e local para compostagem;
2.3.10 Identificação de algumas espécies aromáticas a plantar junto aos talhões
/imediações;
2.3.11 Criação de um caderno de campo elaborado pelos alunos com registo das
culturas e da sua manutenção, assim como registo semanal das atividades.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Estiveram presentes 42 pessoas, as duas turmas envolvidas e os Professores, onde foi definido um plano de trabalho e de organização de tarefas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Preparam-se dois talhões, um para a turma de FC20 e outro para a turma de AS20.
Iniciou-se com a limpeza e preparação do terreno, seguido da sementeira e plantação de várias espécies.
Organizaram equipas de trabalho rotativo, para que todos os alunos participarem na atividade.
Durante as próximas semanas e até ao final do ano letivo, em cada dia, cada equipa de cada turma, ficará responsável por vigiar, regar e fazer os trabalhos de manutenção.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: