As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 Âncora - Lage (Caminha)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Dinâmica interdisciplinar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

39

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No segundo período, a escola encerrou logo no início de janeiro, devido a um surto de Covid. Entretanto, o governo português anunciou a interrupção letiva de 15 dias e logo a seguir veio o ensino à distância. Em reunião via zoom com o conselho Eco-escolas e todos os pais encarregados de educação foi proposto pela Coordenadora do Projeto que a horta funcionasse em regime de horta comunitária. E assim foi: quem quis, durante este período de tempo, "adotou" um canteiro e semeou e plantou alguns produtos agrícolas. Na hora da rega revezaram-se - de referir que a terra da nossa horta é muito seca e que para o ano tentaremos fazer algo quanto a isso.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Verificou-se um grande envolvimento e motivação crescentes, principalmente por parte dos alunos do 1.º ano de escolaridade e respetivos pais/encarregados de educação. Como a escola se situa num meio rural e o espaço da horta é pequeno, os anos de escolaridade subsequentes não revelaram tanto entusiasmo, até porque quando regressaram à escola o seu propósito maior era conviver com os colegas e brincar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Depois do regresso à escola e neste último período fez-se uma escala alternada: numa semana uma turma regava a horta e a outra limpava-a e vice-versa. Constantemente se tiraram fotos - centenas delas, sempre que se verificava o nascimento/crescimento de uma flor ou de um legume/fruto - ervilha, fava, feijão anão, curgete, manjericão, alho francês, alface, cenoura...

7. Como é feita a preparação do solo?

Só se cava, se limpam as ervas daninhas e se regam as diferentes culturas. Não se usa qualquer tipo de fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (caril, coentros, manjericão, hortelã, stevia, camomila…), suculentas e favas, ervilhas, cenouras, feijão verde, feijão anão, curgetes, alho francês, abóbora menina, morangos, um limoeiro, um araçá, uma nespereira, tomates, cebolas, alface...

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveita-se a água quando chove (garrafões de plástico de 5 litros, cortados mais ou menos a meio). Em tempo de muito calor rega-se apenas ao final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Estavam previstas algumas atividades que não se chegaram a realizar devido ao novo normal em que vivemos. Esperemos que no próximo ano letivo a situação seja diferente, para podermos realizar atividades com familiares dos alunos que possam ir à escolas confecionar pratos com os legumes produzidos na horta, bem como alguns concursos relacionados com a temática.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tornou-se um ponto de ligação importante entre a comunidade escolar, tendo permitido o desenvolvimento de laços entre os envolvidos, a absorção de novas aprendizagens e a promoção de uma vida sustentável e de uma cultura biológica.

15.1. Link para a página da horta: