saber mais sobre a nossa horta bio
			 				            
                questionário
				                        
                            1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
                            3 anos
                         
						                        
                            2. Área aproximada da horta (m²):
                            30 m2
                         
						                        3. Quem trata da horta?
						                        
                            3.1. N.º de professores envolvidos:
                            2
                         
						                        
                            3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
                            Dinâmica interdisciplinar.
                         
						                        
                            3.3. N.º de alunos envolvidos:
                            39
                         
						                        
                            3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
                            2
                         
						                         
                            4. As famílias são envolvidas?
                            
                         
						                        
                            4.1. Como e com que frequência?
                            No segundo período, a escola encerrou logo no início de janeiro, devido a um surto de Covid. Entretanto,  o governo português anunciou a interrupção letiva de 15 dias  e logo a seguir veio o ensino à distância. Em reunião via zoom com o conselho Eco-escolas e todos os pais encarregados de educação foi proposto pela Coordenadora do Projeto que a horta funcionasse em regime de horta comunitária. E assim foi: quem quis, durante este período de tempo, "adotou" um canteiro e semeou e plantou alguns produtos agrícolas. Na hora da rega revezaram-se - de referir que a terra da nossa horta é muito seca e que para o ano tentaremos fazer algo quanto a isso. 
                         
						                         
                            5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
                            Verificou-se um grande envolvimento e motivação crescentes, principalmente por parte dos alunos do 1.º ano de escolaridade e respetivos pais/encarregados de educação. Como a escola se situa num meio rural e o espaço da horta é pequeno, os anos de escolaridade subsequentes não revelaram tanto entusiasmo, até porque quando regressaram à escola o seu propósito maior era conviver com os colegas e brincar. 
                         
						                        
                            6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                            Depois do regresso à escola e neste último período fez-se uma escala alternada: numa semana uma turma regava a horta e a outra limpava-a e vice-versa. Constantemente se tiraram fotos - centenas delas, sempre que se verificava o nascimento/crescimento de uma flor ou de um legume/fruto - ervilha, fava, feijão anão, curgete, manjericão, alho francês, alface, cenoura... 
                         
						                        
                            7. Como é feita a preparação do solo?
                            Só se cava, se limpam as ervas daninhas e se regam as diferentes culturas. Não se usa qualquer tipo de fertilizante. 
                         
						                        
						                        
                            8.1. Se sim, como e com que materiais?
                            
                         
						                         
                            9. Quais as culturas / consociações instaladas?
                            Ervas aromáticas (caril, coentros, manjericão, hortelã, stevia, camomila…), suculentas e favas, ervilhas, cenouras, feijão verde, feijão anão, curgetes, alho francês, abóbora menina, morangos, um limoeiro, um araçá, uma nespereira, tomates, cebolas, alface...
                         
						                        
                            10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
                            
								                            
                         
						                        
                            11. É feita recolha da água da chuva?
                            
                         
						                        
                            11.1. Como é feita a gestão da rega?
                            Aproveita-se a água quando chove (garrafões de plástico de 5 litros, cortados mais ou menos a meio). Em tempo de muito calor rega-se apenas ao final da tarde.
                         
						                         12. Monitorização de pragas e doenças:
						                        
                            12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
                            Não.
                         
						                        
                            12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
                            
                         
						                        
                            12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
                            
                         
						                         
                            13. Existem animais de criação ligados à horta?
                            
                         
						                        
                            13.1. Se sim, que espécies?
                            
                         
						                         
                            14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
                            
								                                    
                                        Feira na escola                                    
									                                    
                                        Feira na comunidade                                    
									                                    
                                        Confecção de sopas e outros pratos                                    
									                                    
                                        Concursos                                    
									                                    
                                        Aulas na horta                                    
									                                    
                                        Outra                                    
									                             
                         
						                        
						                        
                            14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
                            
                         
						                        Atividade 1:
						                        
                            Descrição:
                            Estavam previstas algumas atividades que não se chegaram a realizar devido ao novo normal em que vivemos. Esperemos que no próximo ano letivo a situação seja diferente, para podermos realizar atividades com familiares dos alunos que possam ir à escolas confecionar pratos com os legumes produzidos na horta, bem como alguns concursos relacionados com a temática.
                         
						                        
						                         Atividade 2:
						                        Atividade 3:
						                        
                            15. Outros aspetos de realce da horta:
                            A horta tornou-se um ponto de ligação importante entre a comunidade  escolar, tendo permitido o desenvolvimento de laços entre os envolvidos, a absorção de novas aprendizagens e a promoção de uma vida sustentável e de uma cultura biológica.
                         
						                        
                            15.1. Link para a página da horta: