As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo (Peso da Régua)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta Horta foi feita pela primeira vez.

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplina de Cozinha/Pastelaria

3.3. N.º de alunos envolvidos:

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns pais enviavam pelos seus educandos sementes ou ervas aromáticas para serem plantadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Haver uma Horta com ervas aromáticas no espaço contíguo à cozinha, onde os alunos confecionam e preparam pratos, é uma mais valia.
- Utilização das ervas aromáticas na decoração dos pratos confecionados pelos alunos.
- Utilização de ervas aromáticas acabadas de colher.
- O gosto e responsabilidade demonstrado pelos alunos no cuidado da mesma.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de voluntariado.

7. Como é feita a preparação do solo?

No primeiro período, após a escolha do espaço, foi feita a limpeza e preparação do terreno utilizando para o efeito ferramentas adequadas da Escola. As ervas retiradas deste espaço foram colocadas num terreno próximo para secarem e, posteriormente, foram colocadas no compostor. A fertilização do solo foi feita com o composto existente no compostor da Escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de alimentos biodegradáveis, borra de café, restos de poda, cascas de ovos, saquetas de chá, restos de fruta e legumes, bem como resíduos castanhos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas: salsa, hortelã, cebolinho, tomilho, entre outras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita a partir da água existente num tanque (de uma mina) na quinta da Escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que os alunos observam ervas daninhas, começam a arrancá-las.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A praga das ervas daninhas que vão sendo arrancadas pelos alunos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Decoração de pratos confecionados pelos alunos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
Nº de vezes que se realizou durante o ano: pelo menos uma vez por semana.
Nº de pessoas envolvidas: Turmas do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria (+- 30 alunos)
Tipo de participação dos alunos: confeção da sopa ou pratos nas aulas práticas do curso.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta
Nº de vezes que se realizou durante o ano: desde o início do ano letivo, aquando da lecionação dos módulos sobre sopas, molhos e fundos, preparações básicas de cozinha e ervas aromáticas (+- de 15 em 15 dias). Sensibilização para a utilização dos produtos cultivados na quinta da Escola.
Nº de pessoas envolvidas: Turma do primeiro ano do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria.
Tipo de participação dos alunos: Tratamento e cuidados com as ervas aromáticas semeadas/plantadas para, posteriormente, utilizarem-nas na preparação e confeção de pratos e sopas. Os alunos também aproveitam para tratar dos outros produtos hortícolas existentes na quinta da Escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Decoração dos pratos confecionados pelos alunos
Nº de vezes que se realizou durante o ano: +- de 15 em 15 dias
Nº de pessoas envolvidas: Turmas do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria (+- 30 alunos).
Tipo de participação dos alunos: decoração de pratos confecionados pelos alunos nas aulas práticas do curso.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O envolvimento dos Encarregados de Educação e dos alunos do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria;
O interesse dos alunos em utilizarem os produtos da Horta na confeção e decoração dos pratos sendo estes degustados pela comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.epregua.pt/eco-escolas/