As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Menor do que 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na angariação de espécies e nos instrumentos utilizados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ementa da cantina, oferta dos produtos para a santa casa da misericórdia,dia eco escolas, monotorização do crescimento das espécies/controlo de pragas e ervas daninhas pelos alunos do 7ºano e apresentação dos trabalhos de cidadania (sustentabilidade) a toda a comunidade coletiva.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Monotorização de ervas daninhas (7ºB). monotorização do crescimento (7ºA), controlo de pragas (12ºA) e regadio (12ºA + funcionário).

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com os alunos do 12ºA em parceria com o município no fornecimento de materiais-

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais são provenientes da cantina escolar e os restos de limpeza das espécies do espaço envolvente á escola, sendo fornecida a parte dos secos no processo de compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Grupo 1: Ervas aromáticas;
Grupo 2: Alfaces, cebolas, alho francês, morangos, feijoas e framboesas;
Grupo 3: Couve flor, bróculos, tomates, alho francês, pimento e beterraba.
Estas espécies foram plantadas na horta de acordo com as parcelas da croqui e as consociações entre espécies.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Periodicamente de acordo com o tipo de espécie, solo e condições climatéricas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente com monotorização dos alunos do 7ºano em grelhas de registo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Almoço na cantina escolar

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concurso de Espantalhos a colocar na horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Concurso de Leitura na Horta - Dia Eco-Escolas
O concurso de leitura na horta foi participado em parceria com a Biblioteca Escolar, com os alunos do 5ºAno e com a monotorização de alunos do 3ºCiclo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/aeproencaanova.pt/videos/1290737641323279