saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início deste ano letivo.aproximadamente
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 20 m2 com possibilidade de aumentar.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências, Físico-Quimica, Educação Especial, Educação Física.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na primeira fase, os alunos do 2º ciclo, colaboraram com a realização das sementeiras (plantas melíferas, aromáticas e hortícolas) em casa, durante o período em que estivemos em confinamento.
Durante o confinamento, os alunos, professores e auxiliares de Educação Especial, estiveram em ensino presencial na escola, realizando, entre outras atividades, a sementeira de produtos hortícolas.
Logo após o regresso de todos ao ensino presencial, procedeu-se à plantação, das plântulas, na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Neste momento, estamos numa primeira fase, não havendo ainda grande impacto na comunidade, mas os alunos gostam de participar nas plantações e verificar a evolução.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada, principalmente, pelos alunos, professores e auxiliares de Educação Especial. No entanto, há alunos e professores de CN de 5º e 8º anos que também colaboram, nomeadamente na rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização e preparação do solo foi efetuada por duas docentes do Projeto do Ambiente. A Junta de Freguesia forneceu e colocou o solo.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é efetuada com os resíduos verdes das podas e corte de ervas dos jardins da escola e com resíduos verdes da cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, ervilhas, feijão vermelho, grão de bico, salsa, coentros, sécia, morangos, amores perfeitos, abóbora, meloa, amoreira, ...
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Embora já esteja planificada a estrutura para a recolha da água da chuva, a rega ainda está a ser efetuada apenas com recurso à água da companhia. À 2ª feira, são alunos, professores e auxiliares de Educação Especial; à 4ª feira, são alunos e professora de CN de 8º C; à 6ª feira, são alunos e professora de CN de 8º D.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Como a horta foi iniciada há pouco tempo, ainda não se fez a monitorização de pragas e doenças, uma vez que estas ainda não apareceram.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Instalação do hotel de insetos; instalação de um espantalho; realização de posters, pelos alunos da educação especial, com informação sobre cada planta que se colocou na horta.sobre com informação sobre iplantação de árvores de amoreira.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A horta iniciou-se aquando do regresso após o confinamento, Achamos que a instalação do hotel de insetos complementava a horta. O hotel de insetos foi construido por duas turmas do 7º ano , (cerca de 40 alunos), com materiais recolhidos por eles, docentes de ciências (3) e docentes do projeto do ambiente (3). Foi feita a divulgação do mesmo na página do facebook do Agrupamento, assim como uma inauguração com corte de fita. Na inauguração estiveram presentes também alguns alunos da educação especial, que muito têm contribuido para esta atividade. Esta atividade tem despertado muita curiosidade e interesse na comunidade educativa.
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos da educação especial , cerca de 10, construiram uma espantalha, que foi colocada na horta, em que se a sua cabeça é um vaso do qual sai o seu cabelo , uma planta que vai crescer conforme for regada. Esta atividade é bastante motivadora para os alunos , dado que eles tomam gosto pela manutenção dos trabalhos realizados por eles.
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos da educação especial , que também fizeram as sementeiras das plantas que se encontram na horta, realizaram posters informativos com material reciclável (cartão) com informação sobre cada planta que semearam. Fizeram também com tampas de plástico o logotipo da eco escolas.
Os alunos do 8º ano plantaram duas árvores de amoreira , atividade esta de suporte à criação de bichos da seda desenvolvida pelos alunos do 2º ciclo. A manutenção/rega é realizada pelos alunos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Está previsto dar continuidade à mesma, em suporte vertical (horta/jardim de aromáticas vertical).
15.1. Link para a página da horta: