As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Colégio D. Duarte (Porto)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas, essencialmente associados à diversidade das plantar e a interação destas com os diferentes elementos dos ecossistemas, bióticos e abióticos.
Fizemos no início do ano sessões de esclarecimento sobre agricultura biológica para os alunos, tendo envolvido uma pesquisa e produção de trabalhos pelos mesmo.
Este ano aproveitamos as atividades associadas ao programa eco-escola, "Plantas companheiras" e "Animais da Horta" de forma a colmatar a prática efetiva e semanal na horta.
Assim, foram sendo feitas apresentações das espécies abordadas de forma a que passem a conhecer os produtos hortícolas, continuando a ser os alunos os responsáveis pela identificação das espécies.
Apesar da pandemia ainda ainda conseguimos três sessões de trabalho, embora associados essencialmente à preparação do terreno e identificação de plantas daninhas/invasoras.
Sempre que estamos na horta, são distribuídas, pela jardineira, as diferentes tarefas necessárias para o desenvolvimento da atividade definida para cada semana, garantindo que todos participam. Nas atividades associadas as tarefas são distribuídas pelos alunos.
Apesar de não termos tido autorização para trabalhar, na maior parte do ano, as jardineiras foram-nos mantendo ao corrente e tivemos oportunidade de ir vendo os resultados das plantações e da Horta. No final do terceiro período regressamos e conseguimos, ainda, tratar de algumas espécies e fazer a colheita de outras.
7. Como é feita a preparação do solo?
São sempre usados materiais manuais, sem utilização de instrumentos motorizados.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Também é realizada a compostagem com os materiais vindos do tratamento do solo e das colheitas, havendo, também e quando possível, sessões associadas à recolha de folhagem.
Estas tarefas tiveram, e pelos motivos já apontados, associados a três semanas no início e algumas no fim do ano, mas foi continuado o processo com as jardineiras.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No final do terceiro período foi possível, também, colher as espécies plantadas e já desenvolvidas.
Alguns dos produtos foram também levados para o refeitório do colégio.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Aulas associadas à constituição e reprodução nas plantas.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: