As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colégio D. Duarte (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Temos o nosso talhão, em cooperação com o CEA da Quinta do Covelo, há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 + jardineira do CEA da Quinta do Covelo

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN e oferta complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Embora este ano, devido à pandemia e à impossibilidade de trabalharmos no talhão a maior parte do ano, por decisão da Câmara Municipal do Porto, foram sendo fornecidas informações regulares aos Encarregados de Educação, via Diretor de turma, do projeto. Apresentação do processo através do faceboock do colégio e das atividades do Colégio em que os Encarregados de Educação participam.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano foi apenas possível os alunos levarem amostras das espécies colhidas no início do ano e no final, de forma a que os pais conhecerem o seu trabalho.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico dos conteúdos relacionados com a construção de uma horta, com a implementação de uma agricultura Biológica, a variedade de espécies utilizadas e os benefícios das mesmas para uma alimentação saudável e sustentável.
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas, essencialmente associados à diversidade das plantar e a interação destas com os diferentes elementos dos ecossistemas, bióticos e abióticos.
Fizemos no início do ano sessões de esclarecimento sobre agricultura biológica para os alunos, tendo envolvido uma pesquisa e produção de trabalhos pelos mesmo.
Este ano aproveitamos as atividades associadas ao programa eco-escola, "Plantas companheiras" e "Animais da Horta" de forma a colmatar a prática efetiva e semanal na horta.
Assim, foram sendo feitas apresentações das espécies abordadas de forma a que passem a conhecer os produtos hortícolas, continuando a ser os alunos os responsáveis pela identificação das espécies.
Apesar da pandemia ainda ainda conseguimos três sessões de trabalho, embora associados essencialmente à preparação do terreno e identificação de plantas daninhas/invasoras.
Sempre que estamos na horta, são distribuídas, pela jardineira, as diferentes tarefas necessárias para o desenvolvimento da atividade definida para cada semana, garantindo que todos participam. Nas atividades associadas as tarefas são distribuídas pelos alunos.
Apesar de não termos tido autorização para trabalhar, na maior parte do ano, as jardineiras foram-nos mantendo ao corrente e tivemos oportunidade de ir vendo os resultados das plantações e da Horta. No final do terceiro período regressamos e conseguimos, ainda, tratar de algumas espécies e fazer a colheita de outras.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano o solo foi remexido e preparado pelos alunos e pelos jardineiros do CEAQC, através do uso de materiais vindos da compostagem. Também estivemos a eliminar ervas daninhas associando à temática de plantas invasoras.

São sempre usados materiais manuais, sem utilização de instrumentos motorizados.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Continuamos associados ao projeto de vermicompostagem do Centro Ambiental da Quinta do Covelo, onde alunos alimentavam uma torre de minhocas associada a morangueiros, continuando a contribuir com resíduos orgânicos para a sua manutenção.
Também é realizada a compostagem com os materiais vindos do tratamento do solo e das colheitas, havendo, também e quando possível, sessões associadas à recolha de folhagem.
Estas tarefas tiveram, e pelos motivos já apontados, associados a três semanas no início e algumas no fim do ano, mas foi continuado o processo com as jardineiras.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, tomate, feijão, alface, cebola, cenoura, rabanete, curgete, salsa, alface roxa, alho-porro, acelga, pepino,abóbora e chila.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamos as condições ambientais para controlar a rega. Nos momento em que a pluviosidade é fraca é feita com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todos os dias pelas jardineiras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Este ano a Quinta associou à horta a criação de galos e galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Levar produtos colhido para casa

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Recolha de colheitas do ano anterior. Assim, este ano e logo no início, porque a quantidade de produtos justificava levaram alguns produtos para casa de forma a sensibilizar também as famílias.
No final do terceiro período foi possível, também, colher as espécies plantadas e já desenvolvidas.
Alguns dos produtos foram também levados para o refeitório do colégio.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Recolha e identificação de plantas daninhas, associando ao tema plantas invasoras.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Importância da agricultura biológica. Sessões de informação e pesquisa pelos alunos.
Aulas associadas à constituição e reprodução nas plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Pelo facto de este ano não termos conseguido frequentar a horta com a frequência desejada, desenvolvemos, com os alunos a Horta, sessões de exploração do parque da Quinta do Covelo, o que nos possibilitou a exploração dos temas Biodiversidade e Floresta autóctone, tendo sido desenvolvidos vários trabalhos sobre esses temas associados ao programa eco-escolas.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/colegio.dduarte/