As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de nove anos, embora haja anos em que não se tenha dinamizado.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Experimentar_Criar; Cidadania e Desenvolvimento; Ciências Naturais; EMRC; EVT; Clube da Solidariedade.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Para além do envolvimento do elementos do Clube da Solidariedade, foi desenvolvido um trabalho com as turmas do 2.º ciclo, que consistiu na sementeira e no transplante de plantas aromáticas no âmbito dos DAC`s dos 5.º e 6.º anos. Continuam a verificar-se várias manifestações de interesse de diversos membros da comunidade escolar. Constatou-se, também, um total respeito por parte da generalidade dos alunos, pelos espaços afetos à horta, bem como pelas culturas aí instaladas.
As muitas visitas formais e informais à horta, as vendas de “legumes produzidos na nossa escola”, bem como as várias notícias publicadas no jornal da escola, contribuíram para um maior impacto da horta na comunidade e nos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os docentes responsáveis foram planeando e preparando os trabalhos, durante parte do tempo do seu trabalho autónomo. Em algumas sessões do Clube de Solidariedade foram decorrendo trabalhos de implantação e de manutenção da horta, com a participação ativa dos alunos. Tendo em conta à situação pandémica, privilegiaram-se as culturas de sequeiro.
As plantas aromáticas foram sendo regadas e acompanhadas pelas turmas semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com pequenos instrumentos manuais e a fertilização é feita com o composto obtido no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas, ramos das árvores dos espaços exteriores da escola e sobrantes da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tendo em conta a situação pandémica, apenas foram cultivadas várias variedades de couves, favas e salsa.

No que diz respeito às aromáticas, foram semeadas salsa, coentros, manjericão, alecrim, borragem, macela e cebolinho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com as culturas de sequeiro, aproveitou-se a rega natural da água da chuva.
Os canteiros das aromáticas foram sendo regados sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Algumas lagartas e caracóis, que foram controlados manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

DAC`s dos 5.º e 6.º anos.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Agrupamento-C%C3%B3nego-Dr-Manuel-Lopes-Perdig%C3%A3o-Caxarias-1293833470698722/