As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há cerca de 20 anos. Contudo o local da horta não foi sempre o mesmo, devido às obras de remodelação da escola, efetuadas pela parque escolar.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 22m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem sido importante para os alunos conhecerem alguns produtos hortícolas, saberem as épocas em que devem plantar/semear determinados produtos, saberem quando devem fazer as colheitas e conhecerem alguns insetos que afetam as plantas. Também é importante para perceberem que deve ser feita a manutenção e a rega.
Os produtos da horta, este ano letivo, foram entregues a famílias carenciadas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é limpa, no início do ano letivo, pelos professores responsáveis e por alguns alunos. Se necessário podemos pedir a intervenção de um funcionário.
Ao longo do ano a manutenção é feita pelos professores e alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo (setembro) a horta é limpa e cavada.
Desde que iniciamos o projeto eco-escolas, a horta foi fertilizada apenas uma vez com algas.
Após as colheitas a horta é limpa. No final do ano letivo fica em pousio (durante as férias de verão).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas habituais são: as favas, cenouras, couve-flor, couve penca, bróculo, feijão verde e cebola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta não tem nenhum ponto de água. É regada pelos professores e alunos que têm de transportar a água em garrafões.
Já foi feito o pedido à direção da escola para a colocação de um ponto de água, mas a resposta foi negativa pois a escola pertence à parque escolar que, para já, não autorizou a colocação.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve uma praga de pulgões. Não foi combatida pois ocorreu durante o confinamento e os professores e alunos não estavam na escola.
Afetou a produção de favas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos, em parceria com o curso profissional de restauração, variante mesa e bar, não se realizou devido à pandemia.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta foram também afetadas pelas restrições de circulação dos alunos na escola. Contudo efetuaram-se algumas aulas de ciências naturais com o 7º ano de escolaridade.
Como os alunos de 7º ano não conhecem a escola (pois é o primeiro ano que a estão a frequentar), os professores levam-nos a conhecer este espaço; os alunos tomam contacto com o projeto e podem também semear, plantar e colher. Ficam a conhecer algumas espécies vegetais e o seu ciclo de vida.
Podem também fazer atividades de manutenção e rega.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano letivo, a nossa horta contou com a preciosa colaboração dos alunos do projeto Ubuntu. Estes alunos, para além de ajudarem nos trabalhos de manutenção, rega e plantação, tiveram a ideia de tornar a horta mais solidária nestes tempos de pandemia. Assim, tudo o que é colhido na horta é encaminhado para o gabinete de apoio social, onde as técnicas (assistente social e educadoras sociais) fazem a distribuição dos produtos pelas famílias mais carenciadas.

15.1. Link para a página da horta: