As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Os formandos aprenderam a forma adequada da colheita dos legumes/ ervas aromáticas.
- Os formandos adquiriram e partilharam conhecimentos relacionados com a confeção dos alimentos de uma forma saudável;
- As hortícolas foram cedidas ao bar da escola para a confeção de saladas, bem como aos formandos, professores e funcionários envolvidos no projeto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Seguidamente, distribuíram-se as tarefas pelas turmas envolvidas. A turma NS36 ficou encarregue da manutenção (rega, monda, colocação de guias de crescimento das plantas, etc.) da área dos produtos hortícolas. A turma ACOPJ4 ficou encarregue da manutenção (rega, monda, etc.) da área da espiral das ervas aromáticas e hotel de insetos.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta plantou-se alface com beterraba e alface com alho francês.
Consociou-se lavanda em forma de bordadura da horta e tagetes a rodear toda o espaço da horta e espiral de ervas aromáticas. Na horta juntou-se pimenteiras que também melhoraram a produção das hortícolas.
Semeou-se ervilhas consociadas a feijão e espinafres - consociação de ouro.
Na espiral associou-se diversas plantas aromáticas como funcho à frente da erva cidreira para protegê-la do excesso de luminosidade.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Esta rega é feita quando necessário e sempre no início da manhã.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Consociação com diversas ervas aromáticas e alho francês para evitar doenças nas hortícolas.
Manter o solo saudável e hidratado, através da incorporação de composto e distribuição estilha que promove a retenção da água e protege a biodiversidade do solo.
Todo este trabalho de manutenção foi sendo feito duas vezes por semana, ao longo do ano letivo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Nos cursos de Educação e Formação para Adultos, no âmbito da Área de Competências Chave- Sociedade, Ciência e tecnologia e na Atividade Integradora, foram desenvolvidos e trabalhados diversos temas no âmbito da Educação Ambiental.
15.1. Link para a página da horta: