saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
19 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
28,5 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais; Educação Visual; Educação inclusiva
3.3. N.º de alunos envolvidos:
18
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Impacto muito positivo. As atividades do projeto “A Natureza é a melhor sala de aula” promovidas pela Universidade Católica e CRE Porto passam por promover atividades de enriquecimento que são algumas vezes desenvolvidas junto ou dentro da Horta-Bio. Neste contexto há partilha de histórias em que os alunos referem que os seus avós e/ou pais têm hortas nas quais eles dão uma ajuda, nas sementeiras, regas, plantações entre outras. E cada vez mais as práticas agrícolas sustentáveis. Mas ainda há quem tenha pejo em referir que trabalha na agricultura, pois associa a uma atividade de pessoas com menos qualificações. Mas, por detrás deste “rótulo” não afloram o quão árduo é esta atividade que toda a sociedade depende! Os alunos também partilham com os seus familiares e outros o que aprendem, práticas de agricultura biológica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
São estipulados grupos de trabalho pelos professores envolvidos uma vez que, o espaço não permite um grande volume de alunos/pessoas.Ou seja, há um escalonamento de pessoas e o tipo de atividade a executar que passa pela sementeira; plantação; compostagem; arranque das ervas daninhas; monitorização das regas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e mobilização do solo em grande área foi feita pelos funcionários com recurso à moto-enxada assim com a crivagem do solo. Em pequenas áreas os grupos de trabalho com recurso à enxadas, sachos, pás de jardinagem também limparam o mobilizaram o solo. O composto resultante da compostagem foi usado para fertilizar o solo.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os secos e castanhos (folhas das árvores) e os verdes (resultantes do corte da relva, resíduos verdes da estufa (folhas de alfaces, raízes, plantas velhas) são encaminhados para a compostagem. Como o volume é enorme e os compostores estão cheios acumulam estes resíduos lateralmente a estes em forma de "montes". A precipitação, os seres detritívoros e os decompositores, existentes no solo, juntamente com o tempo acabam por os transformar em composto.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas foram: morangueiro, cenouras, alface; tomate, espinafres, beringela, beterraba, penca, couve roxa, meloas, curgete, salsa; rabanetes, pimenta, pepino.
As consociações realizadas ao longo do ano letivo foram: alface – espinafre; morango- espinafre; tomates- espinafre; rabanete-curgete; rabanete- espinafre; tomate-salsa;
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Normalmente a rega faz-se pela manhã, 2 vezes por semana. Para o efeito utiliza-se a mangueira com pequeno caudal e nas áreas de plantações/sementeiras recentes utiliza-se um regador
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Observação direta, com periodicidade semanal.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
No mês de maio as couves foram atacadas por lagartas e em dois dias a quantidade de folhas destruídas foi enorme. A solução foi arrancar todas as couves. e as folhas que ainda restavam foram entregues a pessoas que criam galinhas, em casas vizinhas, para as alimentar. As lagartas formam mortas, depois de serem retiradas das couves, que foram sacudidas para que estas caíssem no chão para serem esmagadas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Um dos alunos que semanalmente trabalha na horta desenvolve atividades culinárias, pois tem um currículo adaptado. Com os legumes retirados da horta, confeciona pratos de sopa.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Procurou-se deixar um a dois exemplares de salsa e pencas para florirem e produzirem sementes para serem recolhidas para futuras sementeiras.
Através da reutilização de garrafas PET, as quais foram cheias de composto produzido na compostagem criaram-se minijardins verticais de suculentas ou de outras plantas adaptadas a solos mais secos. Esta atividade lúdica mobilizou três turmas do 7º ano de escolaridade aproximadamente 50 alunos.
15.1. Link para a página da horta: