As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 1/JI de Sarzedo (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi criada este ano letivo, após as obras de requalificação

2. Área aproximada da horta (m²):

1,5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido ao estado de pandemia os EE não podem entrar na escola porém, tem sido enviadas fotos para acompanharem a evolução.
Tem sido, igualmente, incentivados a criarem pequenas hortas em casa.
Uma EE que cultiva cogumelos, trouxe para o JI uma forma diferente de germinação, em fardo, o qual permitiu às crianças verificarem o processo de desenvolvimento.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns EE aceitaram as propostas e, em casa, durante o anterior e atual confinamento, tem feito sementeiras variadas.
Tem enviado fotos e vídeos das hortas particulares, com a descrição do que semeiam e se recorrem à compostagem.
As crianças descrevem o que vamos vendo nas fotos, identificando o que semearam com os pais/avós.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As crianças ajudam, na sementeira, na limpeza das ervas daninhas e na rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

arranque de ervas daninhas; rega com água da chuva que é possível recolher.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenouras, espinafres, nabos, salsa e alfaces.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Somente é recolhida com balde ou garrafão, pois ainda não dispomos de coletor da chuva, apesar de já ter sido feita a requisição.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Uma vez por mês.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Partilha de fotos com as famílias

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi construído, pelas crianças, um espantalho com recurso a materiais recicláveis.

15.1. Link para a página da horta: