saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4anos
2. Área aproximada da horta (m²):
41,76
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais sala mediadora de aprendizagem1
3.3. N.º de alunos envolvidos:
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Através da doação, envio e entrega de produtos hortícolas para plantar/ semear.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Consciencialização para a prática de agricultura biológica, cuidado em regar e manter as culturas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Escalonagem de tarefas e elaboração de mapa descritivo por semana
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi “cavado” e remexido com o apoio e colaboração dos alunos envolvidos, as sementes germinaram, as plantas plantadas. As culturas foram sachadas pelos alunos, a limpeza e remoção de ervas daninhas é feita pelos alunos envolvidos, a fertilização foi realizada uma única vez (realizada com a mistura de água da chuva + urtigas, colocadas num recipiente durante 4 dias, depois coada a água, separando as urtigas e regadas as culturas). Também se utiliza a borra do café do bar
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com restos de fruta
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, alho francês, feijão, abobora, espinafres, courgete, meloa, salsa, tomate, pepino, tomate cherry, pimento, cebola, couve, girassol...
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Conforme as necessidades em água, um grupo de alunos procede à rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Formigas. Colocando perto das formigas vinagre, promovemos a fuga das formigas da zona da horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A recolha e venda de produtos da horta, na maioria das vezes foi realizada pelos alunos da unidade, o que promove uma maior autoestima e responsabilidade nestes alunos. Foi uma iniciativa ótima e saludar dado que para alguns alunos foi a primeira vez que semearam, regaram e cuidaram de uma horta, muitos deles nunca tinham pegado numa enxada, ou regado uma planta/horta, ou mexido na terra. Écom um enorme prazer, que neste momento todos os alunos, com muito agrado se dirigem à horta, regam, promovem a apanha de ervas daninhas, colocam os paus nos tomateiros m, feijão e regam. Os alunos que possuem em casa, ou nos seus vizinhos ou familiares, trazem produtos hortícolas para semear/ plantar.
Atividade 2:
Descrição:
A recolha e venda de produtos da horta, na maioria das vezes foi realizada pelos alunos da unidade, o que promove uma maior autoestima e responsabilidade nestes alunos. Foi uma iniciativa ótima e saludar dado que para alguns alunos foi a primeira vez que semearam, regaram e cuidaram de uma horta, muitos deles nunca tinham pegado numa enxada, ou regado uma planta/horta, ou mexido na terra. Écom um enorme prazer, que neste momento todos os alunos, com muito agrado se dirigem à horta, regam, promovem a apanha de ervas daninhas, colocam os paus nos tomateiros m, feijão e regam. Os alunos que possuem em casa, ou nos seus vizinhos ou familiares, trazem produtos hortícolas para semear/ plantar.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: