saber mais sobre a nossa horta bio
			 				                
                questionário
				                        
                            1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
                            4anos
                         
						                        
                            2. Área aproximada da horta (m²):
                            41,76 
                         
						                        3. Quem trata da horta?
						                        
                            3.1. N.º de professores envolvidos:
                            
                         
						                        
                            3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
                            Ciências Naturais sala mediadora de aprendizagem1
                         
						                        
                            3.3. N.º de alunos envolvidos:
                            50
                         
						                        
                            3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
                            4
                         
						                         
                            4. As famílias são envolvidas?
                            
                         
						                        
                            4.1. Como e com que frequência?
                            Através da doação, envio e entrega de produtos hortícolas para plantar/ semear.
                         
						                         
                            5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
                            Consciencialização para a prática de agricultura biológica, cuidado em regar e manter as culturas.
                         
						                        
                            6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                            Escalonagem de tarefas e elaboração de mapa descritivo por semana
                         
						                        
                            7. Como é feita a preparação do solo?
                             O solo foi “cavado” e remexido com o apoio e  colaboração dos alunos envolvidos, as sementes germinaram, as plantas plantadas. As culturas foram sachadas pelos alunos, a limpeza e remoção de ervas daninhas é feita pelos alunos envolvidos, a fertilização foi realizada uma única vez (realizada com a mistura de água da chuva + urtigas, colocadas num recipiente durante 4 dias, depois coada a água, separando as urtigas e regadas as culturas). Também se utiliza a borra do café do bar
                         
						                        
						                        
                            8.1. Se sim, como e com que materiais?
                             Com restos de fruta
                         
						                         
                            9. Quais as culturas / consociações instaladas?
                            Alface, alho francês, feijão, abobora, espinafres, courgete, meloa, salsa, tomate, pepino, tomate cherry, pimento, cebola, couve, girassol...
                         
						                        
                            11. É feita recolha da água da chuva?
                            
                         
						                        
                            11.1. Como é feita a gestão da rega?
                            Conforme as necessidades em água, um grupo de alunos procede à rega.
                         
						                         12. Monitorização de pragas e doenças:
						                        
                            12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
                            Formigas. Colocando perto das formigas vinagre, promovemos a fuga das formigas da zona da horta.
                         
						                        
                            12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
                            
                         
						                        
                            12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
                            
                         
						                         
                            13. Existem animais de criação ligados à horta?
                            
                         
						                        
                            13.1. Se sim, que espécies?
                            
                         
						                         
                            14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
                            
								                                    
                                        Feira na escola                                    
									                                    
                                        Feira na comunidade                                    
									                                    
                                        Confecção de sopas e outros pratos                                    
									                                    
                                        Concursos                                    
									                                    
                                        Aulas na horta                                    
									                                    
                                        Outra                                    
									                             
                         
						                        
						                        
                            14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
                            
                         
						                        Atividade 1:
						                        
                            Descrição:
                             A recolha e venda de produtos da horta, na maioria das vezes foi realizada pelos alunos da unidade, o que promove uma maior autoestima e responsabilidade nestes alunos. Foi uma iniciativa ótima e saludar dado que para alguns alunos foi a primeira vez que semearam, regaram e cuidaram de uma horta, muitos deles nunca tinham pegado numa enxada, ou regado uma planta/horta, ou mexido na terra. Écom um enorme prazer, que neste momento todos os alunos, com muito agrado se dirigem à horta, regam, promovem a apanha de ervas daninhas, colocam os paus nos tomateiros m, feijão e regam. Os alunos que possuem em casa, ou nos seus vizinhos ou familiares, trazem produtos hortícolas para semear/ plantar.
                         
						                        
						                         Atividade 2:
						                        
                            Descrição:
                             A recolha e venda de produtos da horta, na maioria das vezes foi realizada pelos alunos da unidade, o que promove uma maior autoestima e responsabilidade nestes alunos. Foi uma iniciativa ótima e saludar dado que para alguns alunos foi a primeira vez que semearam, regaram e cuidaram de uma horta, muitos deles nunca tinham pegado numa enxada, ou regado uma planta/horta, ou mexido na terra. Écom um enorme prazer, que neste momento todos os alunos, com muito agrado se dirigem à horta, regam, promovem a apanha de ervas daninhas, colocam os paus nos tomateiros m, feijão e regam. Os alunos que possuem em casa, ou nos seus vizinhos ou familiares, trazem produtos hortícolas para semear/ plantar.
                         
						                        
						                         Atividade 3:
						                        
                            15. Outros aspetos de realce da horta:
                            
                         
						                        
                            15.1. Link para a página da horta: