As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4anos

2. Área aproximada da horta (m²):

41,76

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais sala mediadora de aprendizagem1

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através da doação, envio e entrega de produtos hortícolas para plantar/ semear.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consciencialização para a prática de agricultura biológica, cuidado em regar e manter as culturas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Escalonagem de tarefas e elaboração de mapa descritivo por semana

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi “cavado” e remexido com o apoio e colaboração dos alunos envolvidos, as sementes germinaram, as plantas plantadas. As culturas foram sachadas pelos alunos, a limpeza e remoção de ervas daninhas é feita pelos alunos envolvidos, a fertilização foi realizada uma única vez (realizada com a mistura de água da chuva + urtigas, colocadas num recipiente durante 4 dias, depois coada a água, separando as urtigas e regadas as culturas). Também se utiliza a borra do café do bar

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de fruta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, alho francês, feijão, abobora, espinafres, courgete, meloa, salsa, tomate, pepino, tomate cherry, pimento, cebola, couve, girassol...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conforme as necessidades em água, um grupo de alunos procede à rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Formigas. Colocando perto das formigas vinagre, promovemos a fuga das formigas da zona da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A recolha e venda de produtos da horta, na maioria das vezes foi realizada pelos alunos da unidade, o que promove uma maior autoestima e responsabilidade nestes alunos. Foi uma iniciativa ótima e saludar dado que para alguns alunos foi a primeira vez que semearam, regaram e cuidaram de uma horta, muitos deles nunca tinham pegado numa enxada, ou regado uma planta/horta, ou mexido na terra. Écom um enorme prazer, que neste momento todos os alunos, com muito agrado se dirigem à horta, regam, promovem a apanha de ervas daninhas, colocam os paus nos tomateiros m, feijão e regam. Os alunos que possuem em casa, ou nos seus vizinhos ou familiares, trazem produtos hortícolas para semear/ plantar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A recolha e venda de produtos da horta, na maioria das vezes foi realizada pelos alunos da unidade, o que promove uma maior autoestima e responsabilidade nestes alunos. Foi uma iniciativa ótima e saludar dado que para alguns alunos foi a primeira vez que semearam, regaram e cuidaram de uma horta, muitos deles nunca tinham pegado numa enxada, ou regado uma planta/horta, ou mexido na terra. Écom um enorme prazer, que neste momento todos os alunos, com muito agrado se dirigem à horta, regam, promovem a apanha de ervas daninhas, colocam os paus nos tomateiros m, feijão e regam. Os alunos que possuem em casa, ou nos seus vizinhos ou familiares, trazem produtos hortícolas para semear/ plantar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: