As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardins de Infância de Mira (Mira)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biblioteca, Cidadania,

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais da Associação de Pais juntaram-se a nós através de apoio com materiais e logística mensal.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A dinamização das hortas permitiu a utilização dos espaços para aulas de flauta, horas do conto da Biblioteca escolar e aulas de educação visual o que se revelou uma enorme mais valia em tempos de pandemia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O trabalho das turmas é precedido de uma leitura inspiradora, sempre que possível no espaço da horta, para depois as crianças, organizadas em grupo e orientadas por adultos, procedam ao manejo da horta. A funcionária dos balneários, que ficam próximos, é responsável pela rega e alguma manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Aproveitando o tempo sem aulas presenciais uma equipa de funcionários, professores e pais fizeram uma primeira limpeza e organização do espaço, que já tinha servido para hortas pedagógicas. A fertilização inicial foi garantida pelo projeto "Agro-escolas", da CAP, em que a escola participou. A Câmara Municipal ofereceu uma carrada de jacintos de água, retirados da limpeza dos cursos de água locais, que foram compostados. Foram crianças duas grandes unidades de compostagem para repor a matéria orgânica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de matéria orgânica da horta e espaços verdes, jacintos de água, papel trucidado da papelaria e algum estrume animal.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas feitas foi fava, ervilha, e cenoura, cebola e alface, couve e alho francês em consociação.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Um dos canteiros elevados tem rega gota a gota o resto é com mangueira. Quando é feita por crianças, enchem-se grandes recipientes e elas regam com regador a partir daí.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Caracóis e lagartas são tiradas manualmente, além do uso de cinza nas mais vulneráveis. De resto usam-se culturas locais, bem adaptadas e resistentes a pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lesmas, mas controladas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não no espaço escolar, recorrendo-se a estrume animal para a compostagem a partir do exterior.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Horas do conto e espaço de leitura na horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas de música - flauta - foram dados no exterior por ter sido criada uma infraestrutura que permitia isso, bem como aulas de educação visual.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A Biblioteca desenvolveu um projeto de leitura na hora, dinamizando horas do conto com temas relacionados com eco literacia e levando livros para a a horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Concurso de ninhos, comedouros e bebedouros para atrair auxiliares para a horta, chamando a atenção para a sua importância no ecossistema.

Concurso de desenho à vista das árvores da escola para desenvolver a capacidade de observação e conhecer as árvores da escola.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

- Capacidade de motivar uma equipa em plena pandemia para trabalhar na horta, o que possibilitou mais tarde o trabalho das turmas no exterior.
- Trabalho com as crianças com necessidades educativas especiais
- Sermos uma agro-escola reconhecida e premiada pela CAP
- Termos várias mini hortas em várias escolas e jardins de infância do Agrupamento, que embora não concorram por causa da burocracia do eco-escolas fazem um trabalho continuado de eco-literacia junto dos alunos
- Envolver os livros e as histórias para cativar os alunos emocionalmente para o tema das hortas, da ecologia em geral e da sustentabilidade

15.1. Link para a página da horta:

https://photos.app.goo.gl/EhgSvqSZcpRjKWAY9