saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 10 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Biblioteca, Cidadania,
3.3. N.º de alunos envolvidos:
200
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os pais da Associação de Pais juntaram-se a nós através de apoio com materiais e logística mensal.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A dinamização das hortas permitiu a utilização dos espaços para aulas de flauta, horas do conto da Biblioteca escolar e aulas de educação visual o que se revelou uma enorme mais valia em tempos de pandemia.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O trabalho das turmas é precedido de uma leitura inspiradora, sempre que possível no espaço da horta, para depois as crianças, organizadas em grupo e orientadas por adultos, procedam ao manejo da horta. A funcionária dos balneários, que ficam próximos, é responsável pela rega e alguma manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
Aproveitando o tempo sem aulas presenciais uma equipa de funcionários, professores e pais fizeram uma primeira limpeza e organização do espaço, que já tinha servido para hortas pedagógicas. A fertilização inicial foi garantida pelo projeto "Agro-escolas", da CAP, em que a escola participou. A Câmara Municipal ofereceu uma carrada de jacintos de água, retirados da limpeza dos cursos de água locais, que foram compostados. Foram crianças duas grandes unidades de compostagem para repor a matéria orgânica.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de matéria orgânica da horta e espaços verdes, jacintos de água, papel trucidado da papelaria e algum estrume animal.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas feitas foi fava, ervilha, e cenoura, cebola e alface, couve e alho francês em consociação.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Um dos canteiros elevados tem rega gota a gota o resto é com mangueira. Quando é feita por crianças, enchem-se grandes recipientes e elas regam com regador a partir daí.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Caracóis e lagartas são tiradas manualmente, além do uso de cinza nas mais vulneráveis. De resto usam-se culturas locais, bem adaptadas e resistentes a pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis e lesmas, mas controladas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Não no espaço escolar, recorrendo-se a estrume animal para a compostagem a partir do exterior.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Horas do conto e espaço de leitura na horta.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As aulas de música - flauta - foram dados no exterior por ter sido criada uma infraestrutura que permitia isso, bem como aulas de educação visual.
Atividade 2:
Descrição:
A Biblioteca desenvolveu um projeto de leitura na hora, dinamizando horas do conto com temas relacionados com eco literacia e levando livros para a a horta.
Atividade 3:
Descrição:
Concurso de ninhos, comedouros e bebedouros para atrair auxiliares para a horta, chamando a atenção para a sua importância no ecossistema.
Concurso de desenho à vista das árvores da escola para desenvolver a capacidade de observação e conhecer as árvores da escola.
15. Outros aspetos de realce da horta:
- Capacidade de motivar uma equipa em plena pandemia para trabalhar na horta, o que possibilitou mais tarde o trabalho das turmas no exterior.
- Trabalho com as crianças com necessidades educativas especiais
- Sermos uma agro-escola reconhecida e premiada pela CAP
- Termos várias mini hortas em várias escolas e jardins de infância do Agrupamento, que embora não concorram por causa da burocracia do eco-escolas fazem um trabalho continuado de eco-literacia junto dos alunos
- Envolver os livros e as histórias para cativar os alunos emocionalmente para o tema das hortas, da ecologia em geral e da sustentabilidade
15.1. Link para a página da horta:
https://photos.app.goo.gl/EhgSvqSZcpRjKWAY9