As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colegio S. Filipe (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar, 1º ciclo, Ciências Naturais e Biologia e Geologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ainda não são envolvidas com a frequência desejada, mas alguns dos nossos alunos têm parentes que têm hortas,então cedem sementes, e conhecimentos para a nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns dos nossos alunos nunca tinham tratado de uma horta, e o facto de agora serem responsáveis por uma, e a tratarem dela desde o início, ajuda-os a perceber o funcionamento de uma horta, a criar responsabilidadade e conhecimento sobre os processos naturais dos nossos alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O nosso colégio tem apenas uma turma por cada ano escolar, os dois professores de Biologia vão articulando o trabalho necessário, dividindo as tarefas e realizando o que é necessário. As tarefas mais duras ficam a cargo dos alunos mais velhos, e as tarefas mais simples, dos alunos mais novos. A construção do espantalho, por exemplo, será responsabilidade dos alunos do pré-escolar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos do 2º e 3º ciclo, e os alunos dosecundário prepararam o solo. Na primeira fase construíram os canteiros, colocando cartão na base, depois terra por cima. Seguidamente, houve a necessidade de retirar todas as ervas daninhas dos canteiros para preparar a terra para ser semeada. De estas ervas daninhas, selecionaram-se as urtigas para fazer chorume de urtiga para ser utilizado depois como fertilizante natural e anti pragas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos dois compostores, um ao ar livre, apenas um monte de terra, onde vamos intercalando camadas de folhas secas e camadas de restos orgânicos, e outro compostor com caixas e minhocas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta estamos a plantar leguminosas, por enquanto, mas perto dos canteiros há plantas aromáticas, como lavanda e alecrim. Naturalmente nasce também hortelã.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta começou agora, por enquanto tem sido com a agua da chuva ou, de vez em quando, uma rega de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita pelos professores e alunos. Sempre que vamos à horta estamos atentos.
Durante a pandemia, como não fomos tivemos uma infestação de afídeos nas favas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Durante a pandemia, como não fomos tivemos uma infestação de afídeos nas favas. Combatemos com chorume de urtiga, mas já nao fomos a tempo, e acabou por matar quase todas as plantas de favas.

Agora estamos com uma infestação de formigas, combatidas da mesma forma.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Cabras, galinhas e patos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta.

As aulas de Ciências são dadas algumas vezes na horta, tal como o club do Ambiente, aulas de Espanhol para o 1º ciclo e também aulas de currículo adaptado para alunos com necessidades educativas especiais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A confeção de pratos com os ingredientes da horta será realizada pelos alunos. No entanto este evento terá lugar após o dia 11 de junho.

Deixamos fotografias dos ingredientes que já retirámos da horta e que estão congelados à espera do dia.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: