As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB Horta do Carmo (Tavira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Regularmente, sempre que é solicitado. Contribuem com terra, troncos, vasos, garrafões de plástico, sementes …

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É com muito interesse que as crianças se envolvem: Semeiam, regam, constatam o crescimento das plantas e sabem que mais tarde poderão colher os frutos/legumes e saborear com muito agrado a melancia, as cenouras e as alfaces (educação para a saúde).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?



Observação diária e organização de pequenos grupos no que concerne à prática de regar

7. Como é feita a preparação do solo?

São removidos todos os «intrusos» (plásticos e outros)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Melancia, cenouras, alfaces, espinafres, malaguetas, abóboras

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida na cisterna da escola . É essa água que se utiliza para a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Todas as semanas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

? Promoção de competências no âmbito das áreas de Expressão/Comunicação e Conhecimento do Mundo (componente: abordagem às ciências – Conhecimento do mundo físico e natural).

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realização de saladas: 1 vez por ano, 25 crianças e 3 adultos; Aulas na horta: Diariamente, 25 crianças e 3 adultos. As crianças colaboram na lavagem dos alimentos e na confecção das saladas. Participam na constatação do crescimento das plantas, manutenção da horta… Cantam canções para que as plantinhas «cresçam felizes»!

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realização de saladas: 1 vez por ano, 25 crianças e 3 adultos; Aulas na horta: Diariamente, 25 crianças e 3 adultos. As crianças colaboram na lavagem dos alimentos e na confecção das saladas. Participam na constatação do crescimento das plantas, manutenção da horta… Cantam canções para que as plantinhas «cresçam felizes»! No âmbito da manutenção da horta as crianças observam o processo de desenvolvimento das plantas e retiram «os intrusos» (plásticos e outros). São desencadeadas competências no que concerne à compreensão e identificação das diferentes características das plantas; Incentiva-se a identificação e descrição dos fenómenos e transformações observadas no meio físico e natural; Impulsiona-se comportamentos relacionados com a conservação da natureza e o respeito pelo ambiente.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Realização de saladas: 1 vez por ano, 25 crianças e 3 adultos; Aulas na horta: Diariamente, 25 crianças e 3 adultos. As crianças colaboram na lavagem dos alimentos e na confecção das saladas. Participam na constatação do crescimento das plantas, manutenção da horta… Cantam canções para que as plantinhas «cresçam felizes»! No âmbito da manutenção da horta as crianças observam o processo de desenvolvimento das plantas e retiram «os intrusos» (plásticos e outros). São consolidadas competências no que concerne à compreensão e identificação das diferentes características das plantas; Desencadeia-se a identificação e descrição dos fenómenos e transformações observadas no meio físico e natural; Impulsiona-se comportamentos relacionados com a conservação da natureza e o respeito pelo ambiente. A horta tem ainda um forte impacto no âmbito da educação para a saúde uma vez que incentiva a alimentação saudável e reforça a noção de que devemos comer muitos frutos e legumes (motivando as crianças para o consumo de alimentos saudáveis).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Para além dos aspetos referidos anteriormente, constata-se que a horta enriqueceu a prática educativa, permitindo abordar as competências definidas nas diferentes áreas de conteúdo que integram as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Na área de Formação Pessoal e Social salienta-se a promoção da convivência democrática e cidadania; Relativamente à área de Expressão e Comunicação destaca-se o desenvolvimento de capacidades expressivas no âmbito das artes visuais (registos diversos sobre o processo de desenvolvimento das plantas), jogo dramático/teatro (representação da semente na terra – planta – crescimento), música (canções diárias dedicadas às plantas), comunicação oral (verbalizações diversas), matemática (classificação: fruto ou legume; quantificação), conhecimento do mundo (abordagem às ciências/mundo físico e natural)

15.1. Link para a página da horta: