As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância do Baixinho (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12

2. Área aproximada da horta (m²):

21m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Áreas de Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao contrario dos anos anteriores não tivemos o envolvimento das familias, porque, devido à Covid-19, não estavam autorizadas a entrar no espaço escolar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta permite contacto direto com a terra, observação do desenvolvimento das plantas, conhecer os fatores que influenciam esse desenvolvimento e promove uma alimentação saudável privilegiando o consumo de vegetais. As crianças aprendem que sendo uma horta bio não se pode utilizar inseticidas químicos e que o adubo é o composto orgânico que ao longo do ano se forma no nosso compostor

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em parcelas devidamente identificadas.
Dependendo das condições climatéricas, os alunos regam a horta e retiram as ervas daninhas.
Para uma maior organização, a sala 2 faz a manutenção da horta á segunda-feira e a sala 1 à quinta-feira.

7. Como é feita a preparação do solo?

Retiramos do solo todas as ervas daninhas,removemos restos da horta do ano anterior e colocamos no comportor. Cavamos a terra e adubamos com composto orgânico produzido no nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num compostor que foi disponibilizado pela LIPOR.
Os materiais que utilizamos são: restos de fruta e legumes, cascas de ovos, saquinhos de chá, borra de café, restos do jardim/horta e folhas secas. Deve-se sempre alternar as camadas de verdes e castanhos. Sempre que houver falta de humidade deve regar-se o composto e revolver e se houver excesso junta-se folhas secas ou palha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas que a nossa horta biológica produz são: batatas, abóboras, couves, alfaces, cebolas, feijões, tomates, pimentos, chuchu, cenouras, beterraba hortelã, cidreira, salsa e coentros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta são utilizados dois tipos de rega: com o regador reutilizando a água da chuva e com mangueira utilizando a água da rede. A rega é sempre feita de manhã e ou fim da tarde evitando as horas de maior calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Fazemos a monitorização de pragas e doenças semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os pulgões e formigas
Um inseticida caseiro e eficiente contra o pulgão e a formiga, consiste em misturar água com um pouco de detergente e vinagre. Pulverizar as plantas regularmente com esse inseticida e as plantas ficam livres destas pragas
Receita
• 1 colher de sopa de detergente comum;
• 1 colher de chá de vinagre;
• 500mL de água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sopa de legumes (2x)
Chá de cidreira (6x)
Limonada com hortelã (6x)
Doce de abóbora (1x)
Salada de alface (6x)
Nestas atividades existe sempre um grande envolvimento das crianças, porque são diferente e suscitam interesse e curiosidade aliados ao prazer de comerem alimentos produzidos por elas. Através da horta temos promovido um maior consumo de vegetais quer em sopas quer em saladas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concurso de girassóis promovido pelo Agrupamento
O objetivo era contruir um girassol, reutilizando vários materiais, e colocá-lo na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Observação dos animais que existem na horta.

Reconhecer pelo olfato as ervas aromáticas que temos na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano nossa horta está mais produtiva porque foram abatidas duas árvores que em nada beneficiavam o espaço do Jardim de Infância, apenas ensombravam a horta com a sua vasta folhagem.

15.1. Link para a página da horta: