As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Jardim de Infância do Baixinho (Gondomar)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Dependendo das condições climatéricas, os alunos regam a horta e retiram as ervas daninhas.
Para uma maior organização, a sala 2 faz a manutenção da horta á segunda-feira e a sala 1 à quinta-feira.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais que utilizamos são: restos de fruta e legumes, cascas de ovos, saquinhos de chá, borra de café, restos do jardim/horta e folhas secas. Deve-se sempre alternar as camadas de verdes e castanhos. Sempre que houver falta de humidade deve regar-se o composto e revolver e se houver excesso junta-se folhas secas ou palha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Um inseticida caseiro e eficiente contra o pulgão e a formiga, consiste em misturar água com um pouco de detergente e vinagre. Pulverizar as plantas regularmente com esse inseticida e as plantas ficam livres destas pragas
Receita
• 1 colher de sopa de detergente comum;
• 1 colher de chá de vinagre;
• 500mL de água.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Chá de cidreira (6x)
Limonada com hortelã (6x)
Doce de abóbora (1x)
Salada de alface (6x)
Nestas atividades existe sempre um grande envolvimento das crianças, porque são diferente e suscitam interesse e curiosidade aliados ao prazer de comerem alimentos produzidos por elas. Através da horta temos promovido um maior consumo de vegetais quer em sopas quer em saladas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
O objetivo era contruir um girassol, reutilizando vários materiais, e colocá-lo na horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Reconhecer pelo olfato as ervas aromáticas que temos na horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: