As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Profissional de Ciências Geográficas (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Avaliação de conhecimentos em testes teórico-práticos
Avaliação de competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e no Perfil do Profissional (ex. saber, saber-fazer, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico, relacionamento interpessoal, entre outras.), com implicações diretas na avaliação final dos alunos às disciplinas/módulos envolvidos. Tem-se verificado uma melhoria nas avaliações, cujos módulos incluem esta temática.
O alunos ficam sempre muito entusiasmado quando têm as aulas na horta. É uma forma de transporem na prática os conceitos teóricos que aprendem em aula.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Estas foram as culturas de inverno que foram colocadas. Durante o mês de abril, quando os alunos regressarem presencialmente à escola, são ser iniciadas as plantações de verão (tomate, pimento, abóbora, pimento, etc).
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos, cerca de 50, têm recorrentemente aulas na horta, faz parte do currículo da disciplina de Conservação da Natureza para os alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão do Ambiente. Por outro lado, são atividades que se enquadram nos domínios obrigatórios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, constantes na Portaria nº235-A/2018, 23 de agosto.
Os alunos ficam sempre muito entusiasmados com estas atividades. Desenvolve nos alunos o espírito de equipa, responsabilidade individual e coletiva, pelo cuidar, pelo manter. Por outro lado, o contacto direto com a Natureza também permite desenvolver esse espírito de pertença.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Atividade ligada ao Projeto Agroescolas, foi realizada em novembro, e contou os representantes do Projeto (Fórum Estudante e Confederação de Agricultores de Portugal - AP). Foi feita a entrega de um prémio (Agroselo). Cerca de 30 alunos participaram numa palestra dirigida pelo Presidente da CAP e mais alunos também realizaram várias atividades experimentais na horta e no laboratório.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Objetivos da atividade:
- Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
- Sensibilizar os alunos para questões relacionadas com alimentação sustentável e desperdício alimentar;
- Trabalhar os ODS.
Os alunos deixaram as suas mensagens no mural que se encontra junto ao átrio da entrada da escola. Em cada uma das turmas foi realizado um debate sobre o tema.
Estiveram envolvidos nesta atividade cerca de 60 alunos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: