As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Profissional de Ciências Geográficas (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano e meio

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e Geologia e Conservação da Natureza

3.3. N.º de alunos envolvidos:

52

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente as famílias participam com cedência de sementes/plantas. Procuramos igualmente que os alunos sejam um veículo de transmissão de conhecimentos e competências, em contexto familiar, o que potencia a partilha da temática agrícola com a comunidade escolar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Envolvimento dos alunos nas atividades da horta e responsabilização de tarefas atribuídas.
Avaliação de conhecimentos em testes teórico-práticos

Avaliação de competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e no Perfil do Profissional (ex. saber, saber-fazer, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico, relacionamento interpessoal, entre outras.), com implicações diretas na avaliação final dos alunos às disciplinas/módulos envolvidos. Tem-se verificado uma melhoria nas avaliações, cujos módulos incluem esta temática.

O alunos ficam sempre muito entusiasmado quando têm as aulas na horta. É uma forma de transporem na prática os conceitos teóricos que aprendem em aula.


6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As diferentes turmas vão rotativamente à horta, sob a orientação das três professoras responsáveis, fazer atividades de manutenção (rega, monda) e plantação/sementeiras. Paralelamente, e sempre que necessário, as atividades de manutenção estão a cargo de funcionárias da escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e a mobilização do solo é feita manualmente e com recurso a ferramentas como enxada, sacho e ancinho.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Alunos e professores trazem regularmente das suas casas resíduos orgânicos (cascas de batata, cenoura, alho francês, couve, cascas de ovos) e os alunos diariamente colocam, no final das suas refeições, alguns resíduos (cascas de fruta, sobretudo). Paralelemente é colocado regularmente no compostor, pedaços de papel (caixa de ovos) e folhas secas, quando existem. Alguns resíduos verdes resultantes da monda são também colocados.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas/consociações instaladas estão referenciadas no croqui.
Estas foram as culturas de inverno que foram colocadas. Durante o mês de abril, quando os alunos regressarem presencialmente à escola, são ser iniciadas as plantações de verão (tomate, pimento, abóbora, pimento, etc).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita quando necessária, com recurso a mangueira com redutor de caudal e aspersão por chuveiro. Existência de garrafões de 5 litros, espalhados, que fazem a rega gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Na horta procuramos fazer misturas de plantas, ou seja colocar junto das culturas ervas aromáticas, por forma a evitar o ataque por pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Comemoração do Dia Nacional da Agricultura na Escola; Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta
Os alunos, cerca de 50, têm recorrentemente aulas na horta, faz parte do currículo da disciplina de Conservação da Natureza para os alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão do Ambiente. Por outro lado, são atividades que se enquadram nos domínios obrigatórios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, constantes na Portaria nº235-A/2018, 23 de agosto.
Os alunos ficam sempre muito entusiasmados com estas atividades. Desenvolve nos alunos o espírito de equipa, responsabilidade individual e coletiva, pelo cuidar, pelo manter. Por outro lado, o contacto direto com a Natureza também permite desenvolver esse espírito de pertença.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Comemoração do Dia Nacional da Agricultura na Escola,
Atividade ligada ao Projeto Agroescolas, foi realizada em novembro, e contou os representantes do Projeto (Fórum Estudante e Confederação de Agricultores de Portugal - AP). Foi feita a entrega de um prémio (Agroselo). Cerca de 30 alunos participaram numa palestra dirigida pelo Presidente da CAP e mais alunos também realizaram várias atividades experimentais na horta e no laboratório.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação
Objetivos da atividade:
- Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
- Sensibilizar os alunos para questões relacionadas com alimentação sustentável e desperdício alimentar;
- Trabalhar os ODS.

Os alunos deixaram as suas mensagens no mural que se encontra junto ao átrio da entrada da escola. Em cada uma das turmas foi realizado um debate sobre o tema.
Estiveram envolvidos nesta atividade cerca de 60 alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/epcgeograficas/posts/4618703704869209 https://www.facebook.com/epcgeograficas/posts/4622699127803000 https://www.facebook.com/epcgeograficas/posts/4639970972742482 https://www.facebook.com/epcgeograficas/posts/4707991122607133 htt