As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No mínimo há 15 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Neste ano letivo as famílias não entram no edifício escolar devido à pandemia, mas elas colaboram com a doação de plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças gostam de observar os insetos que fazem parte da horta. Já puderam observar o ciclo da vida da borboleta monarca. Uma vez que também falam das partes constituintes das plantas, através da horta puderam observá-lo in loco. A recolha dos produtos ainda não foi possível, mas logo que isso aconteça, as crianças irão confecionar uma sopa com os mesmos. Através da horta conseguem compreender de onde vem os legumes e outros produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Com a ajuda da funcionária, diariamente são escolhidas duas crianças para ajudar a regá-la e mondá-la.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, os adultos responsáveis cavaram o terreno e prepararam-no para a plantação. Depois de tudo semeado e plantado, foram deitadas algumas borras de café como fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociámos a salsa com o alho francês, tomate e milho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nas horas recomendadas, uma funcionária, juntamente com duas crianças, vai regar com a ajuda de regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por enquanto, não surgiram pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de uma quiche de legumes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na horta: observação das partes constituintes das plantas. Plantação de algumas plantas. Cuidados a ter com as mesmas para que cresçam.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://escolas.madeira-edu.pt/eb1peapena/AECs/EcoEscola/tabid/17823/Default.aspx