saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há mais de 10 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
20m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Todas
3.3. N.º de alunos envolvidos:
186
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
8
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Oferecendo as plantas e sementes, dando alguns conselhos de tratamento, evitando as doenças das plantas. Contribuindo com cascas de ovos e borras de café e outros compostos naturais para colocar no compostor. Na construção de espantalhos para proteger a horta. Colaboraram de acordo com a sua disponibilidade e quando solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As crianças gostam de tratar da horta, de regar, de acompanhar o nascimento das plantas, de acompanhar o crescimento das plantas, sua identificação. Na prova das saladas) alface, beterraba, cenoura, cebola. Realizaram-se varias vezes saladas para acompanhamento da refeição do almoço, realizou-se uma sopa de legumes. Como este ano tivemos maior quantidade de e diversidade de legumes realizaram-se quatro cabazes que foram sorteados pelas 4salas do Pré- escolar. As crianças e as famílias ficaram satisfeitas com esta iniciativa. Falta ainda a colheita dos tomates que estão verdes. A comunidade gosta de observar a horta. Esta esta localizada na parte principal da escola, com visibilidade para o exterior), e as pessoas que passam elogiam o envolvimento das crianças.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As crianças com a colaboração do pessoal docente e Assistentes, colaboram no que é e quando é necessário. A repartição das tarefas é planificada e, articulada acordo comas necessidades. Tratamento do terreno, semear, plantar, mondar, regar e colher.
7. Como é feita a preparação do solo?
Este ano letivo foi com a colaboração das assistentes pois estávamos em situação de confinamento (Covid19) nos anos anteriores tivemos a colaboração dos funcionários da Junta de freguesia de Águeda, no cavar do terreno. De salientar que se utilizou todo o composto do nosso compostor, para a fertilização do terreno. Assiduamente colocamos no compostor as cascas da fruta e o que as crianças trazem de casa (cascas de ovos e borras de café), para além das folhas secas do nosso Jardim.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de cascas das frutas, folhas secas, ervas invasoras, cascas de ovos, borras de café, folhas da horta…
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano letivo semearam-se favas, e plantas aromáticas (salsa e coentros).Plantaram-se batatas, cenouras, couves de diferentes tipos, cebola, alho francês, beterraba, alhos, brócolos e tomates.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Aproveita-se a água da chuva, que é colocada no tanque com garrafões de plástico. Ainda não temos a conduta das águas pluviais para o seu aproveitamento. Temos a promessa da Camara Municipal de Águeda que irão fazer esse arranjo, estando a estudar a melhor forma de o fazer. O ano passado tivemos a colaboração dos Bombeiros de Águeda que nos encheram o depósito com água do rio.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, mas este ano não tivemos problemas. Colocámos cinza e borras de café no início da plantação.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Sorteio de cabazes de legumes
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Atividades de culinária: Realizámos duas vezes sopa de legumes.
Saladas diversificadas, várias vezes durante o 3ª período envolvendo todas as salas/alunos do 1ªciclo e Pré- escolar.
Atividade 2:
Descrição:
Escolher os legumes da horta, organizar os 4 cabazes e Sorteio dos cabazes pelas salas do JI.
Atividade 3:
Descrição:
Biodiversidade na horta e no Jardim da escola.
A fim de proteger as plantas e animais e atrair outros para a horta e o Jardim envolvente, lançámos o desafio aos pais para construírem ninhos, comedouros, bebedouros e espantalhos que depois foram colocados em diferentes locais da horta, e do Jardim.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A Horta continua a ser um centro de estudo e de experiências… As crianças continuam a fazer as suas pesquisas, o seu tratamento e manutenção como verdadeiros hortelãos/ecologistas. E como bem cantam “Temos de proteger a natureza…temos de proteger o ambiente”…
é esse o nosso grande objetivo:
Sensibilizar as crianças para a Sustentabilidade Biológica.
15.1. Link para a página da horta:
https://drive.google.com/file/d/14vkPZeVVauyRllwuTbWIJPyBspMg_mxU/view?usp=sharing ou encurtador.com.br/gtMPR