As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2020.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, DAC.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

135

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias não podem entrar no recinto escolar devido à situação de pandemia. No entanto, a Associação de Pais doou plantas e sementes para os alunos semearem/plantarem na horta. A Câmara de Gaia forneceu plantas aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos contactam diretamente com as plantas e a terra.
Desenvolvimento do respeito pela natureza e pelo consumo de produtos da época.
Compreensão do ciclo de vida de algumas espécies vegetais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos, professores e funcionarias vão participando na manutenção da horta mediante a disponibilidade e possibilidade.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda dos professores e auxiliares, foram retiradas as ervas daninhas e a terra foi cavada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes (alface, couves, brócolos, beterraba…), morangos e plantas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta da couve.
As couves foram pulverizadas com uma solução à base de sabão natural.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Algumas turmas dinamizaram aula práticas na horta. Foi um momento muito entusiasmante para os alunos, professores e auxiliares. As crianças tiveram a oportunidade de plantar couves, repolhos, beterraba e girassóis e observaram os morangueiros, cheiraram as folhas de manjericão e descobriram um trevo de quatro folhas!
Uma aula diferente para sensibilizar os alunos que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de todos nós!

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos colheram as alfaces da nossa horta e entregaram-nas à nossa cozinheira que fez uma saborosa salada para o almoço das crianças.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No âmbito do projeto "Os animais da horta", os alunos do 1.º ano fizeram várias visitas à horta para descobrirem quais os animais que lá vivem. Facilmente encontraram alguns animais: aranhas, caracóis, lagartas da couve, minhocas, abelhas, bichos da conta, formigas, aves, …
A partir da observação do comportamento destes animais na horta perceberam que alguns animais eram prejudiciais e outros eram benéficos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Além do espaço assinalado no croqui, há outro espaço ajardinado e canteiros com flores e ervas aromáticas que atraem insetos polinizadores.

15.1. Link para a página da horta:

Não existente.