As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB 2,3 D. Pedro I (Alcobaça)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Motivar para agricultura biológica e a produção de legumes saudáveis;
- Aprender formas alternativas de enriquecer o solo e de evitar as pragas;
- Responsabilizar os alunos (proteção e manutenção da horta, rega...);
- Incentivar o respeito pelos espaços verdes da escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Em janeiro, começámos a cavar, trabalho esse que foi interrompido pelo confinamento.
A partir de abril, fomos preparando os canteiros, removendo ervas daninhas, cavando e enriquecendo a terra com um substrato orgânico. Depois do plantio/ da sementeira, colámos borra de café junto das plantas para fertilizar o solo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é efetuada à segunda-feira (Oficina de Trabalho de Projeto), à quarta-feira (hora de almoço) e sexta-feira (Cidadania).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Colocámos cinza no pé das plantas para afastar outras pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: