As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/JI Senhora do Monte (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

134

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano, pedimos a colaboração na angariação de sementes ou de pés de plantas. Verificamos uma forte colaboração em todas as turmas da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

À semelhança do ano passado, considerámos que a horta é uma boa ferramenta pedagógica para trabalhar valores humanos como a paciência, a responsabilidade, a autonomia e a cooperação; para além disto, permite que os alunos se aproximem e cuidem das plantas, vivendo e experimentando uma realidade para muitos desconhecida.
Ela também possibilita momentos de discussão de temas, como por exemplo : alimentação saudável, proteção da natureza, água, poluição, biodiversidade...
Na comunidade, a horta assume um papel de reflexão no momento de comprar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta, este ano, foi reorganizada e distribuida por pequenos lotes/canteiros em pneus a cada turma, que se responsabiliza pelo seu o cultivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo e a organização dos pneus foi da responsabilidade de cada turma.
1º Limparam o solo, arrancando as ervas daninhas.
2º Dispuseram os pneus.
3º Encheram-nos de terra.
4º Pantaram e ou semearam.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor, junto à horta, são colocados pelos alunos, professores e assistentes operacionais restos de vegetais e frutas da cantina escolar, cascas de ovo esmagadas, ervas daninhas e folhas secas das árvores.
Rotativamente, cada turma é responsável por verificar a humidade e arejar o compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas sazonais - Batata, couve, alface, morangueiro, tomateiro, cenoura, feijão verde, ervas aromáticas...

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva também começou a ser recolhida, ainda que exista um lavadouro, com água corrente junto à escola.

Rotativamente, cada turma é responsável pela rega dos seus canteiros. A rega é feita de manhã e/ou ao fim da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Colher as alfaces e servi-las à hora do almoço.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Este ano, voltamos a transmitir conhecimentos válidos sobre "A importância do lugar para fazer uma horta e o que lá semear" com esta atividade os alunos aprenderam que o local escolhido deve receber a luz do sol direta na maior parte do dia, mas principalmente na parte da manhã.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A horta também serviu para observar sementes e raizes. Mostrar que cada planta tem a sua especificidade e que por isso a horta é uma amostra da biodiversidade existente no reino das plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: