saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Este ano, devido à pandemia não pudemos trabalhar com os pais na horta, no entanto habitualmente participam nas diferentes fases da gestão da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta é um dos locais mais emblemáticos da escola, estando no centro da mesma, pelo que é habitual ver os alunos a apreciar a horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada grupo envolvido tem uma canteiro para semear/plantar e gerir, em todas as fases do projeto
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização é feita à mão com recurso a alfaias agrícolas, pela mão das funcionárias, alunos e professores envolvidos no projeto.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita numa pilha colocada na horta, com os restos vegetais e infestantes retiradas da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pela manhã, utilizando água que vem de uma mina local, através de uma torneira colocada na horta, quando a rega é feita com mangueira, ou, quando a rega é feita através de balde, retirando água de um recipiente plástico, onde é recolhida água da chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Em todas as visitas â horta as plantas são observadas pelos alunos e professores. com especial atenção para as possíveis pragas existentes.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Tivemos uma pequena praga de pulgões, que foi combatida pela introdução de ovos/larvas de joaninha, oferecidos pelo projeto Eco-Escolas num concurso anterior.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Atividades de Enriquecimento Curricular e Criação/dinamização de um "Canteiro Amigo das Abelhas"
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nas atividades de Enriquecimento Curricular, os alunos do pré-escolar dinamizaram a horta: preparando o terreno, semeando, plantando e estudando o desenvolvimento das plantas, bem como os animais existentes na horta. Além disso, estudaram a quantidade de abelhas que diariamente visitam o espaço da horta e organizando a informação num gráfico e investigaram a presença de larvas de borboleta-cauda-de-andorinha na horta, bem como o ciclo de vida da joaninha, entre muitas outras atividades.
Atividade 2:
Descrição:
Nas aulas dinamizadas na horta, os alunos do 1.º ciclo semearam, plantaram e estudaram o desenvolvimento das plantas. Além disso, estudaram os animais amigos e inimigos da horta e representaram-nos em desenho e estudaram as plantas companheiras para a construção de um jogo da memória, dedicado ao tema, para concursos das Eco-escolas.
Os alunos do 2.º ciclo realizaram visitas à horta para verificar os fatores bióticos e abióticos, para a dinamização do "Canteiro Amigos das Abelhas", para o estudo da metamorfose e para atividades sensoriais ligadas à horta. Participaram, ainda, em formação dedicada às flores comestíveis presentes numa horta.
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos do 2.º ciclo estudaram os pratos típicos de cada país do mediterrâneo e escolheram uma ementa para levar ao concurso das Eco-Ementas das Eco-Escolas. Neste processo recolheram da horta os ingredientes necessários a esta confeção do prato final e das etapas intermédias desta confeção.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: