As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Externato Infante D. Henrique (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano, devido à pandemia não pudemos trabalhar com os pais na horta, no entanto habitualmente participam nas diferentes fases da gestão da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um dos locais mais emblemáticos da escola, estando no centro da mesma, pelo que é habitual ver os alunos a apreciar a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo envolvido tem uma canteiro para semear/plantar e gerir, em todas as fases do projeto

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização é feita à mão com recurso a alfaias agrícolas, pela mão das funcionárias, alunos e professores envolvidos no projeto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita numa pilha colocada na horta, com os restos vegetais e infestantes retiradas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pela manhã, utilizando água que vem de uma mina local, através de uma torneira colocada na horta, quando a rega é feita com mangueira, ou, quando a rega é feita através de balde, retirando água de um recipiente plástico, onde é recolhida água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Em todas as visitas â horta as plantas são observadas pelos alunos e professores. com especial atenção para as possíveis pragas existentes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos uma pequena praga de pulgões, que foi combatida pela introdução de ovos/larvas de joaninha, oferecidos pelo projeto Eco-Escolas num concurso anterior.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Atividades de Enriquecimento Curricular e Criação/dinamização de um "Canteiro Amigo das Abelhas"

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nas atividades de Enriquecimento Curricular, os alunos do pré-escolar dinamizaram a horta: preparando o terreno, semeando, plantando e estudando o desenvolvimento das plantas, bem como os animais existentes na horta. Além disso, estudaram a quantidade de abelhas que diariamente visitam o espaço da horta e organizando a informação num gráfico e investigaram a presença de larvas de borboleta-cauda-de-andorinha na horta, bem como o ciclo de vida da joaninha, entre muitas outras atividades.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nas aulas dinamizadas na horta, os alunos do 1.º ciclo semearam, plantaram e estudaram o desenvolvimento das plantas. Além disso, estudaram os animais amigos e inimigos da horta e representaram-nos em desenho e estudaram as plantas companheiras para a construção de um jogo da memória, dedicado ao tema, para concursos das Eco-escolas.

Os alunos do 2.º ciclo realizaram visitas à horta para verificar os fatores bióticos e abióticos, para a dinamização do "Canteiro Amigos das Abelhas", para o estudo da metamorfose e para atividades sensoriais ligadas à horta. Participaram, ainda, em formação dedicada às flores comestíveis presentes numa horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do 2.º ciclo estudaram os pratos típicos de cada país do mediterrâneo e escolheram uma ementa para levar ao concurso das Eco-Ementas das Eco-Escolas. Neste processo recolheram da horta os ingredientes necessários a esta confeção do prato final e das etapas intermédias desta confeção.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: