As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE da Camacha (Santa Cruz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde novembro de 2020

2. Área aproximada da horta (m²):

6 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

OTL

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Neste momento não estão envolvidas, pois não é permitida a entrada de pessoas externas à escola, devido ao plano de contingência.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm demonstrado um maior interesse por estarem na rua e participarem na manutenção da horta e dos jardins. Desta forma, estão mais despertos para os temas relacionados com o ambiente e a alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos do 1.º ciclo, que frequentam as AEC, na parte da tarde.

A escolha dos alunos depende do dia em que é feita a apanha das ervas daninhas e a rega, pois as condições climatéricas nem sempre são favoráveis, por essa razão não temos dia fixo.

Durante os períodos de interrupção letiva, a rega fica ao cuidado das funcionárias de serviço.

A manutenção do compostor é feita por dois alunos do 4 ano que diáriamente depositam os resíduos secos da cozinha.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi recolhido terra do jardim para encher as caixas de esperovite da estufa e juntamos algum substrato.

Seguidamente foi feita a plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os galhos secos das árvores da escola e com os restos secos da cozinha da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos morangos, beterrabas, couves, alfaces, tomateiros, cenouras e alho francês

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita com mangueira ou regador. A rega é feita consonte o clima.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção da sopa

Foram utilizadas as couves e o alho francês na sopa. Esta atividade foi efetuada uma vez, pois a plantação é pequena e foi feita tardiamente devido à construção da estufa.

Os legumes foram apanhados pelos alunos e a sopa foi confecionada na cozinha da escola e servida para todos os alunos.

Nesse dia as crianças acharam que a sopa estava mais saborosa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção do lanche

Esta atividade foi feita no final do ano com os alunos do 1.º ciclo que frequentaram as AEC.

Foram apanhadas as alfaces da horta e confeccionado um paté de iogurte com queijo e alho. Para acompanhar foi feito chá com as ervas da nossa horta.

Os alunos gostaram imenso da atividade

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: