As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Realizou-se uma vez com uma turma de 2º Ano, com 24 alunos.
Na disciplina de Português os alunos trabalharam a receita deste prato gastronómico, com leitura e exploração e compreensão do texto. Em transdisciplinaridade com a disciplina de matemática, estudaram-se as quantidades necessárias para a realização deste prato para 24 alunos. Em Estudo do meio, explorou-se a temática da alimentação saudável, com utilização de azeite e recurso à utilização de ervas aromáticas para redução do sal.
Todos os alunos gostaram de participa nesta atividade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Realizou-se uma vez com uma turma de 2º Ano, com 24 alunos.
Na disciplina de Português os alunos trabalharam a receita deste prato gastronómico, com leitura e exploração e compreensão do texto. Em transdisciplinaridade com a disciplina de matemática, estudaram-se as quantidades necessárias para a realização deste prato para 24 alunos. Em Estudo do meio, explorou-se a temática da alimentação saudável, com utilização de azeite e recurso à utilização de ervas aromáticas para redução do sal.
Todos os alunos gostaram de participa nesta atividade.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Realizou-se uma vez com uma turma de 2º Ano, com 24 alunos.
Na disciplina de Português os alunos trabalharam a receita deste sumo, com leitura e exploração e compreensão do texto. Em transdisciplinaridade com a disciplina de matemática, estudaram-se as quantidades necessárias para a realização deste sumo para 24 alunos. Em Estudo do meio, explorou-se a temática da alimentação saudável, com utilização de sumos naturais recurso à utilização de ervas aromáticas e a importância da redução do açúcar nos sumos, e as vantagens dos sumos naturais em detrimento dos refrigerantes.
Todos os alunos gostaram de participa nesta atividade.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Em português,oralmente dialogaram e estudaram a importância do crescimento das plantas, o que as plantas fornecem, etc.
Em estudo do meio, viram as partes constituintes das plantas, a importância de ter plantas no desenvolvimento da natureza.
Em oferta complementar/Educação para a cidadania, distribuiram-se tarefas e chegaram-se a consensos.
Em matemática, fizeram gráficos com o crescimento das plantas.
Em conclusão, os alunos verificaram que é possível fazer uma pequena horta em espaços pequenos, exemplo varandas de apartamentos. Só é necessário boa vontade e imaginação.
15.1. Link para a página da horta: