As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os produtos da bio-horta são vendidos à comunidade escolar (com as verbas angariadas já foi possível comprar uma máquina fotográfica e um disco externo para o Clube Fotografia). As ervas aromáticas são utilizadas na enfermaria, no bar dos alunos e dos professores para confeccionar chás. A escola tem projetos Erasmus, onde temos alunos e professores de outros países e estes têm sempre um workshop na bio-horta.
Temos dois ninhos que foram executados por um senhor de forma voluntária e que nos fez chegar à Escola para os colocarmos na bio-horta. Este gesto identifica o impacto que este espaço gera na comunidade. A curiosidade que é manifestada por pessoas externas à escola é uma constante. Os professores aparecem para colaborar na manutenção da bio-horta e trazem artefactos para embelezar este espaço. A parceria estabelecida com o AKI em 2018 e em 2019 proporcionou a construção de dois canteiros e uma ampliação da coelheira. As placas que identificam as plantas vêm acompanhadas de código QR. Temos 3 comedouros para pássaros, temos alguns "vasos" (latas de feijão) foram substituídos e pintados com desenhos alusivos aos 600 anos da Madeira e outros "vasos" foram decorados (garrafas de líxivia) com pinturas de máscaras. Este projeto foi desenvolvido por duas turmas na aula de EV o ano passado.
Ao lado da casinha da horta temos a zona das suculentas.
Temos também maracujazeiros. Este ano implementamos numa zona da horta um sistema de rega por capilaridade. A parceria com outro Projeto, IDIverSe (ERASMUS +) proporcionou a criação de um canteiro de flores, que ficou sobre a alçada do ecoHBG.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Funcionário que monitoriza o espaço. Apoio de alguns professores e encarregados de educação que se voluntariam.
Equipa do Projeto Eco-Escolas.
Nas férias é feita uma escala entre os professores pertencentes à equipa.
7. Como é feita a preparação do solo?
- com estilha;
- com as plantações que vamos fazendo conseguimos azotar a terra através da plantação de favas, ervilhas e tremoços.
- Com adubo natural (dos nossos coelhos e de cavalo)
-Com chorume (preparado com urtigas para azotar a terra).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Utiliza-se relva, borra de café, folhas secas, cascas de ovos e de frutas. Usamos também os restos dos vegetais da cantina.
A zona da compostagem, está delimitada por um mural com paletes onde estáo pintadas imagens com figuras alusivas às tradições da nossa ilha, de forma a tornar esta zona mais estética.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações: Acelgas, alho francês e beterraba/nabo, beterraba e acelgas, alfaces e couves.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Em tempo de férias é feita uma escala entre os professores envolvidos no projeto.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
São muitos os elementos decorativos que temos na bio-horta que advem da reutilização de materiais.
Nas aulas de EVT os alunos desenvolvem objetos que servem para embelezar o espaço da bio-horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: