saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
A12 m quadrados.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Português, Estudo do Meio e Cidadania.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
54
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Construíram a placa que identifica o a nossa horta. Contribuíram com pneus para fazer a cerca. Contribuem com sementes e sugestões.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos deram mais importância aao consumo de soma. Experimentaram novos sabores.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos que chegam à escola mais cedo, participam na rega da horta. A brigada eco é responsável pela vigilância dos espaços escolares, incluindo a horta. Cada grupo atua semanalmente.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feito manualmente com a participação de todos os alunos. Utilizamos o composto que produzimos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com sobras da cantina e cascas das frutas dos lanches. Temos um "balde" de recolha que é colocado no compostor diariamente. Quando é necessário colocamos folhas secas e alguma água.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve, alface, nabo, espinafres, feijão, espinafres...
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada de manhã pelas 8h30, com a ajuda dos alunos que chegam mais cedo à escola. A recolha da água das chuvas é utilizada na rega das plantas que temos no interior: ervas aromáticas, vasos com plantas de adorno e flores. De manhã, também se procede à rega dos canteiros de flores que colocamos em pneus, em várias zonas do espaço escolar exterior.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Diariamente de manhã, na hora da rega.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Este ano e o último não pudemos realizar a nossa feira, no entanto, é comum fazermos, onde exploramos os instrumentos ligados à agricultura, damos ênfase aos produtos locais e tradições.
Atividade 2:
Descrição:
A sopa da cantina leva produtos da nossa horta como as couves e os espinafres.
Atividade 3:
Descrição:
Confecionamos barras de cereais onde realçamos a importância de produtos da terra sem adição de açúcar.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Todas as atividades realizadas no âmbito do projeto Eco-escolas são publicadas no Facebook do agrupamento de Escolas de estarreja.
15.1. Link para a página da horta:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=4457849030910713&id=285695271459464