As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 da Congosta (Estarreja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

A12 m quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio e Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

54

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Construíram a placa que identifica o a nossa horta. Contribuíram com pneus para fazer a cerca. Contribuem com sementes e sugestões.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos deram mais importância aao consumo de soma. Experimentaram novos sabores.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos que chegam à escola mais cedo, participam na rega da horta. A brigada eco é responsável pela vigilância dos espaços escolares, incluindo a horta. Cada grupo atua semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feito manualmente com a participação de todos os alunos. Utilizamos o composto que produzimos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com sobras da cantina e cascas das frutas dos lanches. Temos um "balde" de recolha que é colocado no compostor diariamente. Quando é necessário colocamos folhas secas e alguma água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, alface, nabo, espinafres, feijão, espinafres...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada de manhã pelas 8h30, com a ajuda dos alunos que chegam mais cedo à escola. A recolha da água das chuvas é utilizada na rega das plantas que temos no interior: ervas aromáticas, vasos com plantas de adorno e flores. De manhã, também se procede à rega dos canteiros de flores que colocamos em pneus, em várias zonas do espaço escolar exterior.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Diariamente de manhã, na hora da rega.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano e o último não pudemos realizar a nossa feira, no entanto, é comum fazermos, onde exploramos os instrumentos ligados à agricultura, damos ênfase aos produtos locais e tradições.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A sopa da cantina leva produtos da nossa horta como as couves e os espinafres.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confecionamos barras de cereais onde realçamos a importância de produtos da terra sem adição de açúcar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Todas as atividades realizadas no âmbito do projeto Eco-escolas são publicadas no Facebook do agrupamento de Escolas de estarreja.

15.1. Link para a página da horta:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=4457849030910713&id=285695271459464