saber mais sobre a nossa horta bio
			 				            
                questionário
				                        
                            1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
                            1 ano
                         
						                        
                            2. Área aproximada da horta (m²):
                            50 m2
                         
						                        3. Quem trata da horta?
						                        
                            3.1. N.º de professores envolvidos:
                            2
                         
						                        
                            3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
                            Geografia, Cidadania e Desenvolvimento, Oficina de Espaços Verdes
                         
						                        
                            3.3. N.º de alunos envolvidos:
                            36
                         
						                        
                            3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
                            0
                         
						                         
                            4. As famílias são envolvidas?
                            
                         
						                        
                            4.1. Como e com que frequência?
                            As famílias colaboram com o envio de resíduos para colocar no compostor e com sementes/plantas.
                         
						                         
                            5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
                            Dada a exposição da horta para o exterior da escola é uma boa oportunidade de a comunidade visualizar o trabalho desenvolvido e interagir com alunos e professores que desenvolvem ali atividades. Ao mesmo tempo é uma excelente oportunidade de contactarem com a consciência ambiental dos seus educandos na dinamização de uma horta verdadeiramente ecológica. 
                         
						                        
                            6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                            Semanalmente o professor de Oficina de Espaços Verdes desenvolve atividades no espaço da horta. Também na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento são ali desenvolvidas atividades relacionadas com a necessidade de praticar uma agricultura sustentável.
                         
						                        
                            7. Como é feita a preparação do solo?
                            Toda a limpeza e mobilização do solo é feita com recurso a técnicas rudimentares e sustentáveis. A fertilização do solo foi feita com recurso ao composto resultante do compostor contruído para o efeito. Apesar do esforços a fertilidade do solo é muito afetada por se tratar de um solo pobre em matéria orgânica.
                         
						                        
						                        
                            8.1. Se sim, como e com que materiais?
                            Existe um compostor na horta (feito a partir de paletes de madeira oferecidas por indústrias da zona para as quais se tratavam de resíduos). É feira compostagem dos resíduos orgânicos resultantes da cantina da escola assim como dos trabalhos de jardinagem (aparas de relva).
                         
						                         
                            9. Quais as culturas / consociações instaladas?
                            Alfaces, couves, alhos, batatas, ervas aromáticas.
                         
						                        
                            10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
                            
								                            
                         
						                        
                            11. É feita recolha da água da chuva?
                            
                         
						                        
                            11.1. Como é feita a gestão da rega?
                            Como a horta não tem por perto nenhum ponto de água (o que existia foi danificado no ano transato e não voltou a ser reparado) foi necessário instalar uns coletores de águas pluviais. Para tal contámos com a colaboração dos encarregados de educação que nos forneceram os depósitos (bidão de plástico partido resultante de uma indústria mas que foi possível reaproveitar e baldes de tinta utilizados na construção civil).
                         
						                         12. Monitorização de pragas e doenças:
						                        
                            12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
                            Sim. Quinzenalmente
                         
						                        
                            12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
                            
                         
						                        
                            12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
                            Caracóis. Não foi combatida atempadamente pois decorreu durante o confinamento. Ainda assim, terminado o confinamento, foi colocada cinza à volta das poucas plantas que sobreviveram a esta praga.
                         
						                         
                            13. Existem animais de criação ligados à horta?
                            
                         
						                        
                            13.1. Se sim, que espécies?
                            
                         
						                         
                            14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
                            
								                                    
                                        Feira na escola                                    
									                                    
                                        Feira na comunidade                                    
									                                    
                                        Confecção de sopas e outros pratos                                    
									                                    
                                        Concursos                                    
									                                    
                                        Aulas na horta                                    
									                                    
                                        Outra                                    
									                             
                         
						                        
						                        
                            14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
                            
                         
						                        Atividade 1:
						                        
                            Descrição:
                            Aulas na horta - no decorrer do ano decorreram diversas aulas de Oficina de Espaços Verdes e Cidadania e Desenvolvimento.
                         
						                        
						                         Atividade 2:
						                        Atividade 3:
						                        
                            15. Outros aspetos de realce da horta:
                            
                         
						                        
                            15.1. Link para a página da horta: