saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1 ano
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Geografia, Cidadania e Desenvolvimento, Oficina de Espaços Verdes
3.3. N.º de alunos envolvidos:
36
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
0
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboram com o envio de resíduos para colocar no compostor e com sementes/plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Dada a exposição da horta para o exterior da escola é uma boa oportunidade de a comunidade visualizar o trabalho desenvolvido e interagir com alunos e professores que desenvolvem ali atividades. Ao mesmo tempo é uma excelente oportunidade de contactarem com a consciência ambiental dos seus educandos na dinamização de uma horta verdadeiramente ecológica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente o professor de Oficina de Espaços Verdes desenvolve atividades no espaço da horta. Também na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento são ali desenvolvidas atividades relacionadas com a necessidade de praticar uma agricultura sustentável.
7. Como é feita a preparação do solo?
Toda a limpeza e mobilização do solo é feita com recurso a técnicas rudimentares e sustentáveis. A fertilização do solo foi feita com recurso ao composto resultante do compostor contruído para o efeito. Apesar do esforços a fertilidade do solo é muito afetada por se tratar de um solo pobre em matéria orgânica.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existe um compostor na horta (feito a partir de paletes de madeira oferecidas por indústrias da zona para as quais se tratavam de resíduos). É feira compostagem dos resíduos orgânicos resultantes da cantina da escola assim como dos trabalhos de jardinagem (aparas de relva).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, couves, alhos, batatas, ervas aromáticas.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como a horta não tem por perto nenhum ponto de água (o que existia foi danificado no ano transato e não voltou a ser reparado) foi necessário instalar uns coletores de águas pluviais. Para tal contámos com a colaboração dos encarregados de educação que nos forneceram os depósitos (bidão de plástico partido resultante de uma indústria mas que foi possível reaproveitar e baldes de tinta utilizados na construção civil).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Quinzenalmente
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis. Não foi combatida atempadamente pois decorreu durante o confinamento. Ainda assim, terminado o confinamento, foi colocada cinza à volta das poucas plantas que sobreviveram a esta praga.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta - no decorrer do ano decorreram diversas aulas de Oficina de Espaços Verdes e Cidadania e Desenvolvimento.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: