As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB1/JI Brandoa (Amadora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ajuda nas pesquisas (em casa, sempre que se justifique).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos são muito observadores e espontaneamente vêm contar as alterações na horta e chamar a atenção para os restantes colegas.
Sensibilização para o cuidado com a horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Estamos a ponderar fazer recolha da água da chuva, pois houve uma turma que deixou um dos vasilhames usados para a rega na rua e reparou que ficou com água da chuva acumulada.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
(não temos muitas pois estamos envolvidos na atividade e esquecemos-nos de registar em fotografia o momento)
Foto: aulas na horta - fomos observar as cores das folhas caídas das árvores e ver como estava o solo depois de uma chuvada no dia anterior.
Foto: proteger do frio - descobrimos que para proteger os rebentos da geada poderíamos colocar cascas de batatas à volta dos caules das plantas.
Foto: ideia de plantar flores para atrair insetos - quando estávamos a mondar as cebolas e as alfaces surgiu a hipótese dos caracóis atacarem as nossas folhas novas e fomos pesquisar como afastar as pragas das culturas e surgiu a ideia de plantar flores para atrair insetos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
(ainda não se realizou)
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
(ainda não se realizou)
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: