As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/JI Brandoa (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Está ativa desde outubro de 2020.

2. Área aproximada da horta (m²):

18 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Envio de resíduos orgânicos (1x por semana);
Ajuda nas pesquisas (em casa, sempre que se justifique).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Atividade ainda muito recente...
Os alunos são muito observadores e espontaneamente vêm contar as alterações na horta e chamar a atenção para os restantes colegas.
Sensibilização para o cuidado com a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanal. Uma semana para cada turma. Nessa semana cada turma fica encarregue de mondar, regar e cuidar da compostagem. Registamos fotograficamente e registamos as regas feitas (calendário) (a evolução).

7. Como é feita a preparação do solo?

Cavando e mondado manualmente. A fertilização é feita com resíduos orgânicos (cascas de ovos, cascas de frutas, borras de café, folhas secas).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de frutas dos lanches dos alunos e alguns trazidos de casa; café das cápsulas consumidas na sala dos professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabos; salsa; ervilhas; favas; couves; alfaces; cenouras; cebolas; espinafres.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada uma das turmas é responsável numa semana e cuida da rega e da monda.

Estamos a ponderar fazer recolha da água da chuva, pois houve uma turma que deixou um dos vasilhames usados para a rega na rua e reparou que ficou com água da chuva acumulada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não. A sementeira e a plantação ocorreram a 27/28 de novembro. As plantas têm sido apenas observadas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Para prevenção vai ser construído um hotel para insetos e semeadas mais plantas aromáticas e flores.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta
(não temos muitas pois estamos envolvidos na atividade e esquecemos-nos de registar em fotografia o momento)
Foto: aulas na horta - fomos observar as cores das folhas caídas das árvores e ver como estava o solo depois de uma chuvada no dia anterior.
Foto: proteger do frio - descobrimos que para proteger os rebentos da geada poderíamos colocar cascas de batatas à volta dos caules das plantas.
Foto: ideia de plantar flores para atrair insetos - quando estávamos a mondar as cebolas e as alfaces surgiu a hipótese dos caracóis atacarem as nossas folhas novas e fomos pesquisar como afastar as pragas das culturas e surgiu a ideia de plantar flores para atrair insetos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecção de sopa
(ainda não se realizou)

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira na escola
(ainda não se realizou)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: