saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 5 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
Cerca de 50 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais e transversalmente a educação pré-escolar.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Este ano, e devido à pandemia, não foi planeada a intervenção das famílias presencialmente, no entanto, algumas famílias participaram enviando algumas plantas para plantação, e cinza para a fertilização do solo e controlo de pragas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta biológica é claramente um local de ânimo para os alunos que nela se envolvem. Este ano letivo constitui um espaço de liberdade, pois embora de máscara os alunos podem livremente mexer no solo, descobrir animais que aí habitam, mexer na água, regar, conhecer novas plantas e sementes. Ao contrário de uma sala de aula, no espaço da horta biológica os alunos estão mais à vontade, mais livres, com espaço.
Este ano verificou-se um grande impacto do trabalho da horta mesmo no confinamento, pois criaram-se formas de a horta chegar a casa das famílias - criou-se uma espécie de jornal televisivo, sendo o filme enviado e divulgado por e-mail a toda a comunidade; criou-se a narração de histórias com plantas da horta, como a "História do brócolo contente". Foi uma história que começou por relatar uma visita dos alunos da educação pré-escolar à horta e da colheita de brócolos e acabou com uma narração feita por alunos do 2.º ciclo. Tudo à distância, mas com um elevado envolvimento dos alunos e famílias.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
À semelhança do que vem sendo feito nos últimos anos, a horta foi dividida em três parcelas, uma atribuída aos alunos do Clube Jardim de Aromas, do 2.º e 3.º ciclos, outra atribuída aos alunos do 1.º ciclo, 2.º ano, e outra atribuída aos alunos da educação pré-escolar (turmas dos 5 anos). Cada parcela ficou ao cuidado do grupo a que foi atribuído, tendo como principais responsáveis os
professores respetivos. Durante todo o ano a manutenção geral da horta esteve a cargo da professora coordenadora do Jardim de Aromas e dos alunos participantes no clube, havendo um trabalho semanal. As principais tarefas feitas foram cavar, retirar ervas, semear, plantar, monitorizar o aparecimento de ervas daninhas, de animais parasitas e de pragas, regar e recolher. Para estes alunos houve uma planificação semanal, feita pela professora coordenadora,
Os alunos no 1.º ciclo fizeram algumas visitas à horta, acompanhando o seu desenvolvimento e os alunos da educação pré-escolar fizeram também sementeiras, e por serem menos autónomos, tiveram uma maior colaboração das suas professoras e educadoras nessas tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Semanalmente os alunos do Jardim de Aromas começaram por percorrer todo o espaço e recolher todos os plásticos e outros resíduos não orgânicos que encontravam. Devido à ação do vento encontravam-se sempre plásticos, que são recolhidos e colocados no ecoponto amarelo. Após esta limpeza, um grupo de alunos ficava responsável por localizar e arrancar ervas daninhas que poderiam competir com as plantas da horta. Essas ervas daninhas e outros resíduos orgânicos, como cascas de bananas ou restos de frutas, foram encaminhados para o compostor. Um grupo de alunos, semanalmente, também ficou responsável por procurar caracóis e outros animais que possam prejudicar as culturas, sendo esses caracóis dados às galinhas que, em alguns momentos e vigiadas, fizeram predação natural na hora.
A mobilização do solo (cavar e arar) foi feita com alfaias simples – enxadas, sachos e ancinhos – passando esta tarefa por todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do clube, pela professora coordenadora e educadoras. As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a
colaboração das professoras, essencialmente na abertura de regos na terra.
A fertilização do solo foi feita com materiais resultantes de compostagem a céu aberto, que existem junto da horta, cinza e com estrume de cavalo. Este ano letivo foi possível usar composto do nosso compostor e os alunos puderam ver a grande transformação ocorrida. Esse composto foi utilizado na horta, mas principalmente em vasos mais pequenos para ervas aromáticas. Mantiveram-se os hábitos de compostagem.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Ao longo do ano foi sempre feita compostagem a céu aberto e também num compostor. A céu aberto, junto ao espaço da horta, são colocados restos de plantas que são retiradas da horta e que são demasiado grandes para o compostor, como por exemplo caules das couves galegas. No compostor são feitas camadas de diferentes materiais (folhas secas que são retirados da horta e da zona de árvores junto à horta, intercalados com restos de alimentos (alguns que os alunos trazem de casa outros do refeitório do colégio), intercalados com fezes das galinhas que temos no colégio junto à horta biológica). Estes hábitos de compostagem tem ocorrido semanalmente, sendo
garantidas, no compostor, as condições adequadas de humidade, temperatura e presença de oxigénio.
Este ano letivo já foi possível usar composto produzido no nosso compostor e nos próximos anos assim continuará.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Permanentemente existe cultura de couve galega, importante fonte de alimento para as galinhas. Existe também hortelã, salsa, cidreira e alecrim. Ao longo do ano as culturas vão sendo alternadas, de acordo com a estação - couve portuguesa, brócolos, alface, alho francês, cenoura, tomateiros, pimentos e pepinos, abóbora, feijão e milho (estas três foram as últimas sementes a serem colocadas no solo).
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva recolhida ainda é insuficiente para a rega da totalidade da horta quando começa a temperatura a aumentar, no entanto tem-se conseguido fazer uma melhor gestão regando apenas nos dias de maior calor e ao final do dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. É feita monitorização semanal. Um grupo de alunos e a professora coordenadora é responsável por
verificar a existência de caracóis, de lagartas e de pulgões, e de tentar retirá-los.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os caracóis e lagartas surgiram numa determinada altura do ano, mas não em número demasiado elevado, tendo depois diminuído muito a sua ocorrência. Verificou-se a destruição de algumas couves e alfaces por estes animais. Os pulgões atacaram as couves e as faveiras. Os caracóis e lagartas foram retirados por mão humana ou por predação natural pelas galinhas. As couves e favas onde se verificou o pulgão foram polvorizadas com uma calda de ortigas. Embora não se tenha verificado um sucesso total na eliminação do pulgão verificaram-se algumas melhorias.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas poedeiras (6).
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As batatas recolhidas na horta foram usadas no refeitório. Foi feito um pequeno cartaz de divulgação, para que os alunos no refeitório se apercebessem disso.
Desde que foram semeadas até serem arrancadas, os alunos estimaram muito as batateiras, pois sabiam que depois todos no colégio provariam daquelas batatas.
Atividade 2:
Descrição:
Os concursos realizaram-se à distância, durante o período de confinamento. Através da plataforma Classroom o Clube Jardim de Aromas funcionou para todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos. Foi lançado o desafio de os alunos fazerem a narração da História criada pela coordenadora "A História do Brócolo contente" baseada numa visita de alunos da educação pré-escolar à horta. O concursos/desafio consistia em fazerem a gravação da narração e depois ser votada a melhor narração. Este desafio envolveu alunos e famílias e a narração vencedora foi divulgada à comunidade escolar, por e-mail e na página web do colégio.
Atividade 3:
Descrição:
Aula envolvendo os alunos da educação pré-escolar
Desde o lavrar/cavar da terra ao colocar da sementinha, os alunos das turmas dos 5 anos viram os diferentes passos. Guiados pelas educadoras, observaram composto, sementes, raízes, folhas e acompanharam o crescimento das suas plantas ao longo das semanas em visitas periódicas à horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Continuamos a aumentar o número de exemplares de sementes do nosso Sementário, criado há dois anos letivos, procurando que os alunos façam o reconhecimento da importância das sementes na sustentabilidade do Planeta.
15.1. Link para a página da horta:
Classroom, código da turma Jardim de Aromas 2020/2021 - 2sqbbyn