As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Profissional de Aveiro (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta de Intervenção foi criada em 2010.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Mundo Atual, Matemática; Inglês e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

14

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas através das mais diversas formas, tais como: cedência de materiais para utilização na horta, partilha de formação pertinente das épocas próprias de cultivo e técnicas a utilizar no cultivo e combate às pragas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Vontade e procura de muitos alunos em participar no projeto da horta; cobertura no direto do programa da RTP “Praça da alegria”; notícia no jornal de Aveiro; divulgação nas redes sociais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Calendarização das tarefas desempenhar na horta e seleção dos alunos destacados para a Horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A melhoria das propriedades físicas do solo é feita através de técnicas tradicionais como; cavar, sachar e outras técnicas para preparar e limpar o terreno. Fertilizamo-lo com adubo de cavalo e/ou outros animais e também da produção de húmus (Processo de Compostagem).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos; borra de café; terra para plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Contentor de compostagem, cercas que demarcam a área, passadiços, sinalética com nome do cultivo. As Culturas instaladas: Alface; Tomate coração e de Cacho; Pimentos; Pepinos, Curgete; Beringela, Couve-galega, Salsa, Coentros, morangueiros e cebola roxa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água da chuva é feita através da canalização para um poço que posteriormente é utilizada na rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é feita semanalmente, através da inspeção dos produtos, especialmente as alfaces e couves.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. As pragas são combatidas com borra do café, cascas de ovo e cinzas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Oferta e Venda dos produtos produzidos na horta aos colaboradores.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de Cidadania e Muindo Atual na horta: Ter uma horta na escola ou uma escola na horta não é para todos!…mas até deveria ser: São espaços que, em comum, têm a capacidade de fazer crescer a vida. Desde o início, com o apoio certo, para que o futuro tenha mais valores e mais esperança. Por isso, nada de mais apropriado do que fazer crescer futuros cidadãos num espaço como a nossa horta pedagógica. Aqui é possível aprender a cuidar da vida desde a semente, a respeitar a natureza e os outros com quem se trabalha em equipa. Aqui é possível perceber quais as atitudes corretas para que as plantas se desenvolvam e cresçam com vitalidade. Aqui é possível adequar as ferramentas para que o trabalho resulte e as aptidões para que as equipas de trabalho tenham sucesso. Aqui é possível educar para a vida, com a tutoria certa e com o equilíbrio das medidas que cada um, na sua singularidade, precisa. Como qualquer planta…

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na horta, não são apenas plantadas as sementes que germinam na terra, mas também as sementes de como trabalhar em equipa, o respeito pelos outros, comunicar corretamente e as boas práticas de convivência, a capacidade de adaptarem a novas circunstâncias e desafios, aplicando medidas de sustentabilidade e respeito ambiental. Os produtos da horta têm sido distribuídos pela comunidade escolar com o apoio dos alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No âmbito do projeto Eco-Escolas, a Escola Profissional de Aveiro (EPA) criou o projeto da Horta de Intervenção. Todos os dias tentamos educar com sentido os nossos alunos para promover a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, preparando os jovens de hoje, os adultos de amanhã para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Na horta não são apenas plantadas as sementes que germinam na terra, mas também as sementes de como trabalhar em equipa, o respeito pelos outros, comunicar corretamente e as boas práticas de convivência, a capacidade de adaptarem a novas circunstâncias e desafios, aplicando medidas de sustentabilidade e respeito ambiental. Nesta escola de oportunidades todos os espaços são locais de aprendizagem essenciais e desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.epa.edu.pt/pt/projetos/eco-escolas https://www.facebook.com/epaaveiro/videos/268993421585520 https://www.instagram.com/stories/highlights/18080804224271275/