saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A Horta de Intervenção foi criada em 2010.
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Mundo Atual, Matemática; Inglês e Português
3.3. N.º de alunos envolvidos:
14
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
0
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas através das mais diversas formas, tais como: cedência de materiais para utilização na horta, partilha de formação pertinente das épocas próprias de cultivo e técnicas a utilizar no cultivo e combate às pragas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Vontade e procura de muitos alunos em participar no projeto da horta; cobertura no direto do programa da RTP “Praça da alegria”; notícia no jornal de Aveiro; divulgação nas redes sociais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Calendarização das tarefas desempenhar na horta e seleção dos alunos destacados para a Horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A melhoria das propriedades físicas do solo é feita através de técnicas tradicionais como; cavar, sachar e outras técnicas para preparar e limpar o terreno. Fertilizamo-lo com adubo de cavalo e/ou outros animais e também da produção de húmus (Processo de Compostagem).
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos orgânicos; borra de café; terra para plantas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Contentor de compostagem, cercas que demarcam a área, passadiços, sinalética com nome do cultivo. As Culturas instaladas: Alface; Tomate coração e de Cacho; Pimentos; Pepinos, Curgete; Beringela, Couve-galega, Salsa, Coentros, morangueiros e cebola roxa.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A recolha da água da chuva é feita através da canalização para um poço que posteriormente é utilizada na rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. A monitorização é feita semanalmente, através da inspeção dos produtos, especialmente as alfaces e couves.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis. As pragas são combatidas com borra do café, cascas de ovo e cinzas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Oferta e Venda dos produtos produzidos na horta aos colaboradores.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aula de Cidadania e Muindo Atual na horta: Ter uma horta na escola ou uma escola na horta não é para todos!…mas até deveria ser: São espaços que, em comum, têm a capacidade de fazer crescer a vida. Desde o início, com o apoio certo, para que o futuro tenha mais valores e mais esperança. Por isso, nada de mais apropriado do que fazer crescer futuros cidadãos num espaço como a nossa horta pedagógica. Aqui é possível aprender a cuidar da vida desde a semente, a respeitar a natureza e os outros com quem se trabalha em equipa. Aqui é possível perceber quais as atitudes corretas para que as plantas se desenvolvam e cresçam com vitalidade. Aqui é possível adequar as ferramentas para que o trabalho resulte e as aptidões para que as equipas de trabalho tenham sucesso. Aqui é possível educar para a vida, com a tutoria certa e com o equilíbrio das medidas que cada um, na sua singularidade, precisa. Como qualquer planta…
Atividade 2:
Descrição:
Na horta, não são apenas plantadas as sementes que germinam na terra, mas também as sementes de como trabalhar em equipa, o respeito pelos outros, comunicar corretamente e as boas práticas de convivência, a capacidade de adaptarem a novas circunstâncias e desafios, aplicando medidas de sustentabilidade e respeito ambiental. Os produtos da horta têm sido distribuídos pela comunidade escolar com o apoio dos alunos.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
No âmbito do projeto Eco-Escolas, a Escola Profissional de Aveiro (EPA) criou o projeto da Horta de Intervenção. Todos os dias tentamos educar com sentido os nossos alunos para promover a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, preparando os jovens de hoje, os adultos de amanhã para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Na horta não são apenas plantadas as sementes que germinam na terra, mas também as sementes de como trabalhar em equipa, o respeito pelos outros, comunicar corretamente e as boas práticas de convivência, a capacidade de adaptarem a novas circunstâncias e desafios, aplicando medidas de sustentabilidade e respeito ambiental. Nesta escola de oportunidades todos os espaços são locais de aprendizagem essenciais e desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.epa.edu.pt/pt/projetos/eco-escolas https://www.facebook.com/epaaveiro/videos/268993421585520 https://www.instagram.com/stories/highlights/18080804224271275/