As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Secundária D. Afonso Henriques (Santo Tirso)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Foi também realizada a confeção de alimentos provenientes da horta para os alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos da educação especial trataram das sementeiras para posteriormente irem para a estufa.
Foram também estes os responsáveis pela rega ,colheita e também a manutenção da horta.
Os alunos do 10º ano foram fazendo ao longo do ano letivo medições de temperatura , humidade e o valor do pH do solo com os recursos existentes no laboratório de Física e Química.
A manutenção também foi assegurada pelos auxiliares de ação educativa e também trouxeram para plantar variadíssimas hortícolas ( hortaliças,brócolos, couve-flor, beterraba, pepinos, abóboras e espinafres) . Como a quantidade passou a ser muita, fomos obrigados, como no ano anterior a usar o espaço exterior à estufa conseguindo assim promover de uma forma mais eficaz o trabalho desenvolvido por todos os intervenientes.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização usada foi orgânica. Como temos vários compostores que são usados durante todo o ano, à medida que decorria a preparação da terra da estufa e posteriormente do exterior, fomos adicionando o nosso composto que é basicamente resultante de folhas e frutos que vamos acumulando nos compostores. Os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção dos espaços verdes da escola colocam lá tudo. Os frutos provêm das nossas árvores de fruto que quando já não dão para comer ou porque estão caídos no chão são lá colocados. Por vezes também vem algumas cascas de fruta do bar dos alunos / professores.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
alface, tomate, salsa, beterraba, espinafre, pimentos, couve flor, brócolos , pepino, corgete
Exterior
Favas, ervilhas, ervas aromáticas e couve galega.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: