As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Escolar de Arcos (EB1 de Anadia) (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio; Português; Educação Ambiental; Matemática,...

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Geralmente os alunos trazem de casa as sementes ou plantas para cultivar, estrume das capoeiras e levam alguns produtos para consumir no agregado familiar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A maioria dos alunos desconhece o ciclo dos alimentos, principalmente como são plantados/semeados, o que dá origem ao que se como no final deste ciclo.
No trabalho que fazem na horta ou mesmo através das visitas guiadas das turmas a este espaço, ficam a conhecer os vegetais e alguns frutos que usamos na nossa alimentação, como este crescem, como se reproduzem, identificam com mais facilidade as partes das plantas e aprendem que estes não nascem nas parte leiras dos supermercados.
Aprendem a identificar alguns animais amigos da horta e sua função, bem como outros que são considerados pragas e maneiras de os combater.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em vários canteiros. Alguns têm culturas permanentes como é o caso do canteiro das aromáticas e dos frutos vermelhos (amoras, framboesas e morangos).
Outros são divididos por algumas turmas que vão organizando as plantações de acordo com a época do ano.
Ao longo do ano, vai-se fazendo a rotação das culturas, de acordo com os produtos próprio de cada época.
Os alunos de duas turmas são responsáveis pela horta. Vão, em pequenos grupos, com a ajuda das professoras e de alguma assistente operacional realizando os trabalhos específicos que houver para fazer.

7. Como é feita a preparação do solo?

Começamos pela limpeza, retirando alguns restos de plantas que existam. Estas, são colocadas no compostor.
Seguidamente, cava-se a terra e fertiliza-se com estrume que trazemos dos galinheiros. Ainda não conseguimos usar composto do que tentamos fazer na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos e cascas de fruta do programa "Fruta Escolar"; ervas e outras plantas que se retiram da horta; resto de plantas velhas e folhas secas; terra e alguns resíduos vegetais do espaço arborizado ao redor da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantámos cravos túnicos em alguns canteiros, juntamente com tomateiros e pimentos.
Juntámos cebolas, tomates, salsa e pimentos no mesmo canteiro.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Por norma, as regas efetuam-se apenas durante a manhã enquanto está mais fresco.
Enquanto há água aproveitada da chuva, rega-se com esta. Quando já não há usa-se a água da rede.
Ocasionalmente programa-se a rega por aspersão para regar durante a noite todo o espaço verde uma vez que à volta dos canteiros da horta há relva e muitas plantas e árvores.
Quando se pretende regar pequenos espaços específicos usa-se um regador ou uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Vamos observando o crescimento das plantas quase diariamente e verificando as pragas que as vão atacando. As lagartas, pulgões e caracóis têm sido as pragas mais recorrentes. Não tem havido muitas doenças nas nossas culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas das couves, caracóis e pulgões.
Apanhámos muitas lagartas à mão; colocámos cinza e cascas de ovos moídas. Para atrair os caracóis usamos tacinhas com cerveja.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Temos uma gaiola grande com agapones oferecidos por um encarregado de educação. Alimentam-se de sementes diversas e de folhas de couve e alface da horta.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

À descoberta dos ovos misteriosos (Páscoa); Espaço de lazer e brincadeira; Leituras na horta (Projeto - Horta Escolar - Uma biblioteca ao ar livre)

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No âmbito de algumas atividades da Biblioteca Escolar, aproveitámos o espaço da horta para promover a leitura e o currículo (principalmente português e estudo do meio) - a exploração das plantas cultivadas e espontâneas, bem como a sua diversidade, foram o ponto de partida para estudar as plantas. Foram feitas promoções de leitura nestas visitas (A viagem da sementinha; A semente sem sono; A árvore generosa; A história da lagartinha, entre outras).
Estiveram envolvidas 12 turmas da escola, num total aproximado de 240 alunos. Realizaram-se doze sessões ao longo do ano, uma por turma. Os alunos, para além de descobrirem como se cultivam, como se desenvolvem, de onde vêm certos produtos hortícolas, puderam mexer na terra, cheirar as plantas, provar os morangos e ouvir histórias devidamente contextualizadas. Também foi possível apreciar a fauna, principalmente alguns animais considerados pragas (caracóis, pulgões,…) , alguns polinizadores como abelhas, abelhões e borboletas e aves.
A avaliação feita quer pelos alunos, quer pelos docentes, bem como algumas opiniões de pais, foi muito positiva e considerou-se que será uma atividade a realizar em anos posteriores.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Horta - Espaço de brincadeira
Uma das mais valias deste espaço, é as crianças poderem brincar à vontade, em contacto com a natureza, em contacto com a terra. As crianças do pré escolar, usam este espaço com bastante frequência para brincar. Até a água recolhida da chuva serviu para as suas brincadeiras.
Estão envolvidas três turmas com um número total de 45 alunos.
O facto de estas brincadeiras se repetirem muitas vezes, mostram bem o quanto são importantes e do agrado das crianças (e dos adultos!) . Para muitas delas, esta é a única oportunidade de têm de estar em contacto com a natureza, com a horta, com a terra!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Á descoberta dos ovos misteriosos (Páscoa)
No período de interrupção letiva da Páscoa, a horta serviu de espaço privilegiado para jogos e descobertas.
Apesar dos tempos típicos que se vivem, a importância de proporcionar momentos e atividades que as crianças continuam a gostar de fazer e que lhe mostram alguma “normalidade” nestes tempos tão “anormais”, assume uma importância significativa.
As crianças do ATL do CEArcos participaram numa caça aos ovos da Páscoa. Tiveram que explorar todo o espaço nesta descoberta e responder a algumas questões que iam encontrando escondidas junto dos ovos.
Estiveram envolvidas cerca de 15 crianças e três adultos. Pela alegria contagiante das crianças, a avaliação foi, sem dúvida, muito positiva!

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta escolar é um espaço de aprendizagens diversas privilegiado.
Mesmo as crianças de um meio ainda muito rural com este no qual se insere o Centro Escolar de Arcos, desconhecem o ciclo de vida de muitas verduras e frutos que consomem na sua alimentação. Não mexem na terra, têm medo de tocar, de mexer. Até que põem as mãos na terra e o medo desaparece.
Esta é uma boa maneira de lhes despertar o gosto e a atenção para os cuidados que a horta requer, alertá-los para a sustentabilidade da nossa alimentação dando-lhes a conhecer os produtos da época, o seu sabor, deixá-los cultivar, tratar e colher.

15.1. Link para a página da horta:

Não temos