As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Devido à pandemia, as famílias, professoras e funcionários da escola iniciaram as sementeiras em casa. No mês de maio, as plantas foram trazidas e transplantadas na Horta Bio.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos envolvidos mostraram-se muito entusiasmados na sua criação, mostrando grande zelo e cuidado na sua, posterior, manutenção.
Reutilizaram-se 2 paletes de madeira para construir a horta, propriamente dita, e diversas caixas de morangos para construir placas identificativas de madeira.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Se um funcionário detetar que necessita de maior rega; logo comunica esta necessidade à turma.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Loureiro; Alfazema; Coentros; Salsa; Manjericão; Manjericão-limão; Cidreira; Orégãos; Cebola; Sálvia; Tomilho e Endro.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Na aula de Educação Artística e Contemporânea encontram-se a realizar desenhos das plantas, identificando os diferentes órgãos em Inglês e em Português. Encontram-se, também, a elaborar pequenos textos bilingues informativos acerca dos processos da Respiração e da Fotossíntese nas plantas.
Os alunos estão a partilhar as suas aprendizagens com os alunos da Finlândia, Turquia, Lituânia, Hungria, e Grécia no âmbito do projeto Erasmus: “Let’s learn from one another”.
15.1. Link para a página da horta: