As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi concluída no mês de maio e iniciada nos lares dos alunos e das suas famílias.

2. Área aproximada da horta (m²):

0,4590

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Tecnológica; Educação Visual; Ciências Naturais; Educação Artística e Contemporânea

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias disponibilizaram sementes e plantas.
Devido à pandemia, as famílias, professoras e funcionários da escola iniciaram as sementeiras em casa. No mês de maio, as plantas foram trazidas e transplantadas na Horta Bio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem um impacto visual singelo e agradável, assim que se percorre a entrada na escola; tendo sido motivo de curiosidade dos outros.
Os alunos envolvidos mostraram-se muito entusiasmados na sua criação, mostrando grande zelo e cuidado na sua, posterior, manutenção.
Reutilizaram-se 2 paletes de madeira para construir a horta, propriamente dita, e diversas caixas de morangos para construir placas identificativas de madeira.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta Bio é regada todos os dias da semana por uma equipa de dois alunos de forma rotativa, num intervalo estipulado. Os alunos retiram o regador e a água de locais previamente definidos.
Se um funcionário detetar que necessita de maior rega; logo comunica esta necessidade à turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi utilizado o solo disponível na escola para a Horta Bio.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na Horta Bio encontram-se as seguintes culturas:
Loureiro; Alfazema; Coentros; Salsa; Manjericão; Manjericão-limão; Cidreira; Orégãos; Cebola; Sálvia; Tomilho e Endro.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A Horta Bio está no exterior e a pluviosidade natural, também, permite a sua rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Neste momento não se verificaram pragas. No processo de rega, os alunos detetam visualmente quaisquer anomalias e reportam-nas. No caso de pragas serão investigados métodos naturais para as controlar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nas aulas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Artística e Contemporânea os alunos prepararam as paletes e construíram as placas identificativas (nome científico, nome comum em Inglês e em Português).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Construção e manutenção da Horta-Bio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Alguns dos elementos da comunidade educativa envolvidos na Horta Bio.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nas aulas de Ciências Naturais de 6.º ano, os alunos discutiram quais os órgãos de reserva das diferentes plantas incluídas na Horta-Bio, tendo chegado à conclusão que, na maioria, as reservas localizavam-se nas folhas.
Na aula de Educação Artística e Contemporânea encontram-se a realizar desenhos das plantas, identificando os diferentes órgãos em Inglês e em Português. Encontram-se, também, a elaborar pequenos textos bilingues informativos acerca dos processos da Respiração e da Fotossíntese nas plantas.
Os alunos estão a partilhar as suas aprendizagens com os alunos da Finlândia, Turquia, Lituânia, Hungria, e Grécia no âmbito do projeto Erasmus: “Let’s learn from one another”.

15.1. Link para a página da horta: