saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existem 3 pequenas hortas em 3 jardins de infância diferentes (Centro escolar, Paços dos Negros e Raposa). Neste momento, apenas a do JI de Raposa está cultivada, desde novembro de 2020.
2. Área aproximada da horta (m²):
44 m2; 2 m2 e 2 vasos, respetivamente.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3, 3 e 1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Área de conhecimento do mundo e Área de expressão e comunicação.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
44, 48 e 13
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
9, 5 e 1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Numa primeira fase, pedimos às famílias sementes e flores. Normalmente, o envolvimento das famílias acontece várias vezes por período, dependendo das necessidades e evolução das sementeiras, mas, devido ao período de confinamento, a interação foi menor do que o esperado.
Com a horta já a funcionar, as famílias recebem semanalmente feedback do trabalho que é desenvolvido e da evolução da horta (aplicação Classdojo ou via email) e sempre que existe algo a registar (como por exemplo, sessões de sensibilização sobre a utilização de compostores). Nos momentos de colheita, as famílias recebem saquinhos com os produtos da horta para cozinharem em casa.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos têm aprendido a cuidar das plantas e alargaram os seus conhecimentos sobre o nascimento, crescimento e colheita, assim como sobre todo processo que envolve a compostagem.
Relativamente à comunidade, existe divulgação daquilo que é realizado, as crianças levam informação importante sobre o que aprenderam e também levam alguns produtos da horta para casa, o que acaba por ser um importante contributo para a sensibilização e educação ambiental junto das famílias.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe um plano semanal com horários e dias definidos para cada grupo e um espaço de terra estipulado para cada sala.
7. Como é feita a preparação do solo?
Todo o processo é realizado pelas crianças sob orientação, supervisão e colaboração dos adultos responsáveis pelo grupo. Para a fertilização, estamos a aproveitar matéria orgânica de folhas secas, as cascas das frutas… para os solos através do processo de compostagem.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A Câmara Municipal forneceu este ano compostores para cada Jardim de Infância. Colocamos restos de comida e cascas, folhas secas, outros resíduos orgânicos e terra. Também estabelecemos uma parceria com a empresa Ecolezíria que tem promovido várias ações de sensibilização junto das crianças. A divulgação tem sido feita à comunidade através dos jornais locais e via online: https://fb.watch/5_7qKazbme/
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Flores, suculentas, coentros, salsa, feijão frade, feijão verde anão, feijão manteiga, alfaces, couves, cebolos, ervilhas, favas, beringelas, pimentos, tomateiros e sobreiros.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Está estipulado um plano de regas para cada sala.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, pretende-se remover todas as ervas daninhas, manter sempre o solo com humidade suficiente e plantio de plantas repelentes todas as semanas ou sempre que se justifique.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Também foram realizados espantalhos.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os espantalhos foram elaborados pelos alunos com a colaboração das famílias, aproximando, desta forma, as famílias daquilo que é realizado na escola (uma vez que, devido ao surto pandémico, a sua intervenção mais ativa na horta não foi possível).
Atividade 2:
Descrição:
As refeições realizadas foram: Salada russa (1 vez), favas (1 vez), salada de alface e tomate com salsa ou coentros (3 vezes). Foram envolvidos os professores, a comunidade educativa e os alunos a quem o projeto se destina, estes tiveram uma participação ativa em todas as fases do processo e tiveram a oportunidade de comer o que colheram. Esta atividade foi dada a conhecer à comunidade educativa.
Atividade 3:
Descrição:
Durante todo o processo, as aulas dirigidas ao tema foram sempre realizadas na horta com todos os intervenientes presentes. Esta atividade também foi dada a conhecer à comunidade educativa. Além disso, professores e alunos de outras valências recorreram àquele espaço para realizar algumas aulas.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: