As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola JI/EB1 da Gafanha de Aquém (Ílhavo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Colaboram no arranjo de sementes/plantas para cultivar nos canteiros.
Os alunos dão a conhecer à respetiva família o desenvolvimento das culturas existentes na horta.
As famílias têm a oportunidade de ver o desenvolvimento da horta, sempre que o desejarem.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Na sala de aula está afixada uma grelha, na qual os alunos deverão registar os dias em que vão para a horta e o trabalho efetuado.
7. Como é feita a preparação do solo?
Remexer a terra com a enxada/sacho.
Uso de cinza das lareiras, folhas velhas/ervas daninhas, restos de café (de cápsulas de café) para adubar a terra e fortalecê-la.
Rega dos canteiros, quando necessário.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Estes materiais são colocados dentro do compostor existente num local da horta, formando adubo natural/estrume ao longo do tempo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- favas
- ervilhas
- alface verde e roxa
- alhos (francês e normal)
- couves
- feijoeiros
- espinafres
- tomateiros
- batateiras (batata normal e doce)
- pimenteiros
- girassol
- cenouras
- trigo
- ervas aromáticas (erva-príncipe, salsa, alfazema, tomilho, hortelã...)
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita consoante a necessidade da terra cultivada e das culturas realizadas.
A rega é feita pelos alunos, docentes e assistentes operacionais, cuja monitorização é registada na grelha de manutenção da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Estas aulas são desenvolvidas sempre que os docentes pretendam, ao longo do ano letivo, envolvendo alunos e assistentes operacionais.
As aulas na horta permitem um maior envolvimento dos alunos com a natureza e a agricultura biológica em particular, o conhecimento/aprofundamento de regras de alimentação saudável e sustentável.
Manifestam um grande interesse e entusiasmo durante as tarefas sugeridas e aplicam conhecimentos adquiridos na sala de aula sobre os seres vivos (plantas e animais). Por vezes levam para a horta os livros escolares de Estudo do Meio e Português e também são realizadas experiências com plantas, água, terra/solo e animais observados (caracóis, minhocas...).
O impacto na comunidade é muito positivo, reconhecido e valorizado pelos pais e outros familiares.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Exemplos: favas, ervilhas, alface verde e roxa, pimenteiros, alhos (francês e normal), couves, feijoeiros espinafres, tomateiros, batateiras (batata normal e doce), girassol, trigo, ervas aromáticas (erva-príncipe, salsa, alfazema, tomilho, hortelã, entre outras).
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Existe um canteiro por turma, no entanto, os alunos podem participar no desenvolvimento das culturas ou dos canteiros de outras turmas, caso queiram.
A horta é ainda composta por um canteiro cultivado com plantas ornamentais (diferentes espécies de catos, sardinheiras, entre outras).
O compostor está colocado junto à horta, onde são colocados diferentes tipos de matéria orgânica para formar húmus, para alimentar as plantas cultivadas/semeadas.
15.1. Link para a página da horta: