saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há 16 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 50 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
disciplina de formação complementar - Saberes e Sabores
3.3. N.º de alunos envolvidos:
7
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Pontualmente.
pouca participação da comunidade escolar, em geral para a dinamização da horta biológica
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os produtos cultivados são depois vendidos simbolicamente pelos alunos envolvidos, à comunidade escolar, sensibilizando assim para o consumo de produtos da horta, promovendo uma alimentação sustentável.
Aumenta a motivação dos alunos para as atividades escolares, agricultura tradicional, desenvolvendo competências na área da jardinagem e preservação dos espaços verdes da escola.
No entanto, continua a haver pouca participação da comunidade escolar, em geral, para a dinamização da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente, os alunos dispõem de 4 horas para a manutenção da horta, repartindo-se pelas tarefas de preparação, sementeira, cultivo e manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano, com o auxílio da câmara municipal de Almada, o terreno foi limpo de ervas daninhas. Os alunos envolvidos limpam e fertilizam o solo com turfa cedida pela entidade Jumbo Almada, com quem a escola tem uma parceria. Não são adicionados mais fertilizantes ou pesticidas. Para controlar algumas pragas (por exemplo, na fava), por vezes é utilizada água com sabão azul e branco que é pulverizada.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com as ervas da horta, cascas de frutas e casca de ovo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
São cultivadas alfaces, couves, rabanetes, courgettes, favas, morangos, alhos, cenouras, ervas aromáticas e feijão.
Temos também espalhadas pelo recinto da horta flores como os gladíolos e as hortênsias.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta tem uma torneira com mangueira, com a qual se rega a horta de manhã, duas vezes por semana.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas é feita frequentemente. Durante este ano não houve nenhum problema.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Não houve ataque de pragas este ano. No entanto, apareceram uns caracóis (poucos) nas couves, que foram retirados pelos alunos e colocados num campo de ervas paralelo à escola.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Feira na Escola- A Feirinha do Elias, é sempre esperada com grande entusiasmo e expectativa, uma vez que estes alunos vendem os produtos da horta na sua banquinha. Dadas as circunstâncias de pandemia, este ano, esta atividade não se realizou.
Atividade 2:
Descrição:
Colheita e alimentação saudável - A partir do momento em que o crescimento dos produtos o permitiu, houve a colheita para que os alunos levassem para casa os produtos da horta e alguns serem aproveitados para a confeção de receitas na cozinha pedagógica da escola. As atividades foram realizadas pelos alunos do projeto Saberes e Sabores com o acompanhamento das respetivas professoras. Todos os produtos que ficam disponíveis são bastante esperados e apreciados pelos alunos, motivando desta forma para a alimentação saudável e agricultura sustentável. Confeção de receitas com os produtos colhidos na cozinha pedagógica, como incentivo para uma alimentação saudável e agricultura sustentável.
Estas atividades foram divulgadas nas plataformas digitais e redes sociais da escola, tendo impacto positivo na comunidade, que se manifestou com vários comentários/reações de agrado e incentivo.
Atividade 3:
Descrição:
Aulas na horta - Todas as quintas feiras, de forma mais formal ou informal (pela observação direta e discussão) foram realizadas atividades relacionadas com conteúdos programáticos de várias disciplinas, articulando com o currículo CEI.
As atividades foram realizadas pelos alunos do projeto Saberes e Sabores com o acompanhamento das respetivas professoras.
A divulgação à comunidade escolar, foi feita através dos alunos participantes e professoras envolvidas, publicadas nas plataformas digitais da escola.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta é desenvolvida não só como clube mas também como disciplina/ projeto Saberes e Sabores, que integra o currículo CEI, na qual são desenvolvidas muitas competências ao nível da motricidade e sustentabilidade. Estes alunos participam no projeto sempre com muito entusiasmo e motivação.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=TeresaFigu&set=a.2438199579591760