As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica 2,3 de S. Torcato (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Professores da disciplina de Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecimento de algumas sementes e facultam o material necessário para a preparação da terra.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento da horticultura e dos produtos desde a sementeira à sua colheita (produto final). O trabalhar a terra, todo o envolvimento dos alunos e aprendizagem da evolução de alguns alimentos, da sua origem até à mesa de cada um de nós.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O Professor responsável dinamiza todas as tarefas de manutenção da horta de acordo com a necessidade de intervenção, solicitando os alunos diretamente envolvidos, sempre que necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira mobilização do solo procedeu-se com a ajuda de Encarregados de Educação. Posteriormente os alunos prepararam o terreno com as orientações da professora, com o auxilio de material apropriado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num compostor oferecido pela Câmara em que os funcionários e alguns alunos colocam os restos de alimentos não cozinhados, borras do café do bar, folhas secas e vegetais retirados da horta, impróprios para consumo, alternando com terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomates, pepinos, alho francês, cebolas, plantas aromáticas, repolho.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação diárias das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sem recurso a pesticidas ou outros recursos químicos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos de 6.º Ano com a orientação da Coordenadora do Eco-Escolas, Professora de Ciências Naturais procederam à plantação de algumas sementes para posteriormente visualizarem a sua germinação, e o fruto conteúdo lecionado nas aulas de Ciências Naturais.
No âmbito da disciplina de Matemática os alunos calcularam a área de cada plantação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: